ÚLTIMA HORA
Blog do jornalista Renon Junior

Medalha de prata com sabor de ouro

Posted In: . By Renon Junior

É com um certo atraso (o evento foi de 31 de julho a 03 de agosto) que comento o assunto. Ontem vi na ESPN um especial sobre a Mega rampa de skate, que fez parte dos X-Games, nos Estados Unidos. A matéria começou mostrando a rampa que o brasileiro Bob Burnquist montou em sua casa, na California.
A competição veio no final, mostrando o impressionante exemplo de superação do skatista Danny Way. Ele levou uma queda feia, saiu mancando. Quando todos se preocupavam se ficaria com alguma sequela, se tinha quebrado algum osso, Danny volta para mais uma sessão. Ele faz um salto incrível, voando a mais de 6 metros de altura.
Na volta seguinte ele volta a cair e bate a cabeça. Na sequência, ele está de volta e faz outro salto sensacional. O arrojo do skatista obriga Bob Burnquist a também ser arrojado. E o brasileiro faz uma manobra arriscadíssima para levar o ouro nos X-Games.
Veja no vídeo abaixo quem é esse tal de Danny Way.


 

Blog em obras

By Renon Junior

Desculpe-nos pelo transtorno. Estamos em obras para melhor atendê-lo...

 

Neste fim de semana, o campeão do UFC, Rodrigo Minotauro, perdeu o cinturão no UFC 92, ao ser nocauteado por Frank Mir. A luta até que estava equilibrada, mas Mir levava vantagem na troca de golpes. No 2º round, ele encaixou uma boa sequência de golpes e levou Minoutaro à lona.


Outro mito brasileiro dos ringues, Vanderlei Silva, foi sumariamente nocauteado por Quinton Jackson. Levou uma bomba na ponta do queixo e caiu desmaiado.


Leia mais no UOL.

 

Estive em Curitiba nos últimos dias, para um encontro familiar de Natal. Muito bom, muita comilança, uma quebra na rotina necessária diante do ano puxado que foi 2008.

Levei umas duas horas pra ler o que os colegas blogueiros publicaram neste intervalo, de terça pra cá. Fiquei triste ao saber da morte do pai do colega Paulo Briguet.

Também me chamou a atenção o aumento da tarifa do transporte coletivo. Houve muita reclamação, mas não se deve esquecer que isso já deveria ter acontecido. O que a prefeitura fez, com fins eleitoreiros (eu não acredito nisso) ou não, foi um recorde. A tarifa de Londrina passou de alta para normal e baixa, visto que tem integração total. Quando se compara tarifas, isto tem que ser considerado.

Outra colocação que achei interessante foi a dissolução da certeza de que o blocão de Sandra Graça vai levar fácil a eleição na Câmara, o que reserva fortes emoções para a próxima quinta-feira.

E outra que merece registro: a afirmação de que Nedson é pré-candidato ao governo do Estado (quem não sabe que isso é jogo de cena pra que ele saia a dep. federal em 2010?).

 

Agradecendo as visitas

By Renon Junior

Coloquei o link daquele video da luta do Holyfield como convite aos usuários do orkut. Resultado: o DOM recebeu mais de 200 visitas em menos de 24 horas. Pra mim, é bastante. Naquele widget no fim da página (FEEDJIT), dá pra ver de que cidade são os leitores que acessam o blog, e de onde lincam a página. Vi gente de Limeira, Teresina, São Paulo, Rio de Janeiro, Dourados, Porto Alegre e até da Espanha, entre vários outros. A todos, muito obrigado. E continuem visitando. Estou sempre procurando um jeito de deixar esse blog melhor pra ler.

O orkut já é a terceira fonte de chegada ao DOM, depois do Baixo Clero e do Paçoca com Cebola.

 

O Juiz blogueiro

Posted In: . By Renon Junior


Conheci o blog do juiz Carlos Zamith Junior - Diário de um juiz. O juiz blogueiro é do Amazonas. Ele tem senso de humor e um trunfo que nenhum outro blogueiro tem, pelo menos ainda não vi. Ele mostra gafes de processos judiciais.

 



Fico imaginando aquelas colegiais bem estridentes (imagine você aí também) comemorando com aquelas musiquinhas manjadas de gincana.





"Um turno...


Dois turnos...


Três turnos não faz mal...


Porque o Belinati sempre ganha no final"!

Vamos ver se ganha mesmo.

Foto: Bonde

 

A única coisa que muda de ano pra ano é o tamanho dos filhos. O bom gosto dos cartões virtuais, impressos ou outdoors é sempre o mesmo.

 

Período natalino: uma chuva de spams

Posted In: . By Renon Junior

Nos últimos dias meu email tá congestionado, de tanto spam. É muita propaganda chata, releases xaropes de pautas que eu jamais poderia cobrir e, se pudesse, não faria.

Abaixo, alguns emails desses chatos:







Festa em Londrina
Mexicana Airlines



Tecnocad cursos











* * * * *
ESTAGIÁRIOS E PROFISSIONAIS LIBERAIS – O INÍCIO DE UMA PARCERIA
De: Amanda de Oliveira
Para: amanda@imageassessoria.com.br
Enviadas: Sexta-feira, 19 de Dezembro de 2008 16:55:51
Assunto: Pauta: PROFISSIONAIS LIBERAIS - REFLEXOS DA NOVA LEI

* * * * *
Prêmios milionários no estrangeiro
De: "Arcuri, Karen"
Enviadas: Sexta-feira, 19 de Dezembro de 2008 16:21:13

Assunto: READ AND GET BACK ASAP

Dear Friend

My name is Mr. Su Ning, deputy governor people's bank of china. I have a very urgent business proposal for your consideration and acceptance. Please don't be offended about this email as it is only a request to go into partnership over a business deal.

This transaction is worth 21.5 million U.S Dollars and am willing to inform you on details of the transaction on receipt of your reply in acceptance to this email:ningsu12@yahoo.com.hk

* * * * *
Cartão da rádio Folha e Igapó FM (ele mandam coisas o ano inteiro)

* * * * *

Luís Minoru Shibata é o novo diretor de consultoria da PromonLogicalis
De: Priscilla Tavollassi
Enviadas: Quinta-feira, 18 de Dezembro de 2008 17:53:30
Assunto: Luís Minoru Shibata é o novo diretor de consultoria da PromonLogicalis

Informações à imprensa

Dezembro/2008


* * * * *

Agora ficou fácil calcular !!!

OLHA A PROMOÇÃO QUE A FORTMAX SISTEMAS PREPAROU PARA VOCÊ!!!
De: Aline Rocha
Para: linny@fortmax.com.br
Enviadas: Quinta-feira, 18 de Dezembro de 2008 17:17:33
Assunto: ORÇAMENTO de Esquadrias de Alumínio ?

* * * * *
Show do Vitor e Leo em Curitiba












* * * * *

De:
Cristina Freitas
Enviadas: Quarta-feira, 17 de Dezembro de 2008 14:16:08
Assunto: Pauta: Fique alerta contra perda de audição no trabalho

Oi,

Se houver interesse, entre em contato para mais informações e entrevistas, ok?

FIQUE ALERTA CONTRA PERDA DE AUDIÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO

* * * * *

De: Escola de Empreendedores - Moda e Negócios
Para: renonjr@yahoo.com.br
Enviadas: Sexta-feira, 12 de Dezembro de 2008 21:58:08
Assunto: Sugestão de pauta: Curso gratuito de Moda no mês de dezembro

ESCOLA DE MODA OFERECE CURSO GRATUITO NO MÊS DE DEZEMBRO


Os alunos que se matricularem esse mês em um dos cursos da Escola de Empreendedores – Moda e Negócios, ganharão um curso compacto gratuito


* * * * *

A todos a mesma resposta: publicado em meu blog!


 

Antecipando o pleito da Câmara

Posted In: . By Renon Junior


A informação que recebi por e-mail já está pipocando pelos blogs. Amanhã, um grupo de vereadores de vários partidos lançará seu candidato à Presidência da Câmara. Aliás, pelo que o Paçoca com Cebola apurou, será uma candidata: Sandra Graça.
Sandra teria o apoio de PDT/PP/PTB/PMDB/PTC/PTN/PRB E PRP, ou seja, o suficiente para reunir 13 votos e vencer a eleição do legislativo. Ficaram de fora PSDB e PT, que se se juntassem, teriam apenas 6 votos. Mas é ruim deles se aliarem, hein!
Essa eleição tem gosto de promoção relâmpago: ganhe a Câmara e leve a prefeitura.
Se as previsões se confirmarem, Sandra governará interinamente a cidade até que o novo prefeito seja escolhido no "terceiro turno". Bom que isso já vai servir pra duas coisas: para que já seja formado um secretariado provisório e para vermos se existem traíras nesta próxima legislatura. Se o acordo está fechado não tem como dar errado.

 

Brasileiro é campeão do mundo

Posted In: . By Renon Junior

Anderson, do Manchester United, levantou a taça do mundial interclubes na vitória de 1 a 0 sobre a LDU do Equador.

Também faz parte desse time outro jogador muito querido dos brasileiros, Carlitos Teves, que confirmou a fama de pé quente e conquistou mais um tíulo.

 

 


Escrevi ontem que Evander Holyfield teria a oportunidade de mostrar que era corajoso, técnico ou louco. Aos 46 anos, mais de um ano sem lutar, achei que seria uma moleza para o russo Nikolai Valuev, de 2,13 metros e 145 kg nocautear o ex-campeão. Mas Holyfield surpreendeu. Usou a inteligência e um excelente preparo físico como estratégias para não virar mais uma vítima do russo.

Holyfield bailou o tempo todo, fugindo do raio de ação do gigante. E logo achou o mapa da mina: ganchos de direita e de esquerda. Vários dele pegaram em cheio o rosto de Valuev. Só que a falta de potência dos golpes, que sempre foi uma deficiência na carreira de Holyfield, desta vez fez muita falta. Mike Tyson, Riddick Bowe, Lenoxx Lewis, e até o nosso Maguila teriam derrubado o russo com os golpes que Holyfield acertou. Ele sequer dobrou os joelhos.
O veterano ex-campeão deu uma aula de boxe. Boxeou como se fosse um lutador amador, buscando a vitória por pontos. Estava certo disso quando terminou o 12º round. O semblante do russo também era de derrota. Mas na contagem dos jurados, um fiasco. Um deu empate, o que já era injustiça. Outro, deu vitória de Valuev por 1 ponto de diferença. E o terceiro, deu vantagem de 4 pontos para o russo. O cinturão ficou com seu dono.
Holyfield não entrou para a história como o campeão mais velho. Pelo contrário, esta luta sera lembrada como uma das maiores injustiças do boxe, um roubo discarado em favor de um campeão sem nenhum carisma. Mesmo assim, Evander Holyfield escreve seu nome como mito do esporte.
Enquanto todo mundo esperava um nocaute arrasador, em poucos minutos, ele não só evitou o adversário, como mostrou mais preparo físico que ele. Calou a boca de George Foreman, que disse que sua carreira ficaria manchada por esta volta tardia aos ringues. Fazer o que ele fez, aos 46 anos de idade, não é para qualquer um. Só para os fora de série.


É claro que gravei a luta e preparei este compacto para os leitores do DOM. O combate foi transmitido ao vivo pela Bandsports, e passado depois na BAND. Narração de Osmar de Oliveira e comentários de Wilson Baldini e Álvaro José. Comente você também.

 

Show da Madonna? SIM!!! Emprego? QUE SE F...

Posted In: , . By Renon Junior

Como exageram...Em vários sites e blogs consta a manchete:
"Repórter da Globo dá tapa na cara de entrevistado"

 

A Assembléia Legislativa do Paraná (AL) aprovou na madrugada de quinta para sexta-feira uma nova versão da lei de criação do plano de aposentadoria dos deputados estaduais.
O projeto de lei n.º 544/2008, instituiu o Plano de Previdência Social dos deputados estaduais, que resultará no pagamento de um benefício mensal aos deputados estaduais no valor de até 85% dos seus salários, ou seja, R$ 10, 6 mil.



(....)

Lá no fim da notícia:

Registraram posição contrária ao novo fundo, em segunda votação, os deputados Luciana Rafagnin (PT), Rosane Ferreira (PV), Marcelo Rangel (PPS), Douglas Fabrício (PPS), Tadeu Veneri (PT) e Beti Pavin (PMDB). O deputado professor Luizão (PT) absteve-se na votação. (o que pra mim é o mesmo que concordar)

(....)


Notícia velha, mas pra fazer uma consideração. Se só esses acima votaram contra, quer dizer que os deputados que representam a região de Londrina foram coniventes.


Belinati, Cheida, Durval Amaral e Waldyr Pugliesi votaram pelo SIM à aposentadoria especial.

 

Edmundo já admite adiar aposentadoria

Posted In: . By Renon Junior



Isso tava na cara. Aquela tristeza toda no rebaixamento do Vasco já passou. Edmundo, que tinha anunciando a aposentadoria, agora se considera de férias. Ele está curtindo. Joga futvolei na praia enquanto define seu futuro. O animal diz que está aguardando propostas.
"Sou como uma atriz da Globo. Estou aberto a propostas. Vou passar por mentiroso, mas, se a oportunidade for boa, talvez eu jogue mais um tempo", disse ele.
Se fosse o Ronaldo dando uma declaração dessas...
Mais informações em globoesporte.com

 

Hollyfield volta aos ringues, aos 46 anos

Posted In: . By Renon Junior



Ele mostrará que é muito corajoso, técnico ou louco. Seu adversário, o russo Nikolai Valuev, de 35 anos, 2,13 metros e 145 kg. O russo não é um qualquer. É o atual campeão dos pesos pesados da AMB (Associação Mundial de Boxe). Portanto, a luta vale título. Ele tem 50 combates e 49 vitórias (34 nocautes) e apenas uma derrota.

Hollyfield pode se tornar o mais velho campeão da história dos pesados. Mas o retorno dele tem mais a ver com a situação de sua conta bancária. Famoso por movimentar cifras milionárias, desta vez o ex-campeão vai levar uma bolsa de "apenas" U$ 750 mil, enquanto Valuev ganhará US$ 1 milhão.
Hollyfield também mudou seu estilo. Antes reservado, ele agora é falastrão, dizendo que vai derrubar o russo.

Mergulhado em problemas financeiros, o americano é descrito pela imprensa de seu país como um veterano desesperado, que tenta levantar dinheiro para pagar os US$ 500 mil (cerca de 1,2 milhão) anuais em pensões para seus 11 filhos e manter um patrimônio incompatível com sua atual condição financeira. Recentemente, o ex-campeão mundial teve uma mansão de US$ 10 milhões (cerca de R$ 24,5 milhões) penhorada. A casa, que tem 17 banheiros, três banheiros uma pista de boliche, ocupa uma área de 5.000m² em Atlanta, sua terra natal. Em toda a carreira, estima-se que Holyfield tenha ganhado US$ 200 milhões em prêmios (aproximadamente R$ 490 milhões), e os teria gastado com a mesma velocidade com que tentará cansar Valuev.

Me parece que essa luta vai passar no Bandsports, e na TV aberta não. Puxa, como eu queria ver!

Olha a barca em que o Holly tá se metendo...


Com informações de globoesporte.com

 

Primeiro ou segundo turno no terceiro?

Posted In: . By Renon Junior

Imagem postada no Café com Pizza e ajustada conforme a situação de Londrina.

 

De onde vêm os leitores?

Posted In: . By Renon Junior

Instalei o widget e-referrer, que mapeia de onde chegam os visitantes que acessam a página. Um indicativo legal. Veja no pé desta página, à direita. Quando aparece "Blogger", é porque você mesmo acessou ou alguém digitou o endereço. Os outros são referências de blogs que nos indicam ou links de postagens. Agradecimentos ao pessoal que lê o Baixo Clero, que depois dá uma passada aqui também.


Ah, e foi assim que descobri o Blog da Zilma Santos, Poucas Palavras, que também nos indica. Obrigado Zilma!

 

A superquinta

Posted In: . By Renon Junior

Já dizia um professor de jornalismo: "é na quinta que as coisas acontecem". Isso se confirmou essa semana.

A superquinta-feira começou na madrugada, com os senadores definindo que teríamos mais vereadores em todo o Brasil. Aqui em Londrina seriam mais 6, que hoje provavelmente receberam muitos cumprimentos, pagaram almoços, brindaram e planejaram 2009 (e os próximos 4 anos) como vereador eleito.

Também na calada da noite, os deputados estaduais aprovaram o projeto das aposentadorias especiais deles e de funcionários da assembléia. Uma vergonha.

No final da manhã, uma liminar conseguida pelos advogados dos formandos de medicina virou notícia. À tarde, a Universidade Estadual de Londrina foi notificada de que os supostos baderneiros poderiam colar grau.

Também no período da tarde, a Câmara dos Deputados jogou água fria na euforia dos parlamentares municipais, analisando friamente a questão da criação de vagas no legislativo e dando uma lição de moral nos senadores, que teriam aprovado só a parte que lhes interessava da PEC. Os cumprimentos viraram pêsames, o almoço deu indigestão, o brinde virou azia, e o planejamento até 2012 foi por água abaixo.

Também na superquinta tivemos uma pilha de projetos votados na Câmara de Vereadores, inclusive com os edis dizendo que vão trabalhar natal e o resto do ano se for preciso pra limpar a pauta.

Hoje também foi a apresentação do técnico do Londrina e de alguns jogadores que vão disputar o paranaense.

À noite, os ministros do TSE finalmente tiraram da gaveta a decisão sobre a eleição em Londrina, e negaram os embargos de declaração a Antonio Belinati. Faltou só a consulta do TRE/PI, mas aí já seria demais.

 

Da Página do TSE


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou, na sessão plenária desta quinta-feira (18), recurso apresentado por Antônio Casemiro Belinati (PP), o mais votado no segundo turno para a prefeitura de Londrina (PR), contra a decisão da Corte que rejeitou o registro de sua candidatura.

O TSE confirmou, no julgamento do dia 28 de outubro,  a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) que negou o registro do candidato por inelegibilidade, já que o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) rejeitou sua prestação de contas relativa ao período em que foi prefeito do município.

No julgamento desta quinta-feira, embora a maioria dos ministros do TSE tenha reconhecido que a decisão do TRE tenha se baseado na lista do Tribunal de Contas de administradores públicos que tiveram suas contas rejeitadas e na suposição de que as irregularidades cometidas por Belinati seriam insanáveis, eles afirmaram que neste tipo de recurso não há como modificar a decisão da Corte de outubro, que negou o registro ao candidato impugnado. Os ministros afirmaram que a inclusão de nome em lista de Tribunal de Contas não é razão suficiente para atestar inelegibilidade, lembraram os ministros.

“Infelizmente não há como superar o obstáculo de que, nessa fase, não podemos reavaliar o mérito da questão”, afirmou o ministro Fernando Gonçalves, no que foi acompanhado por manifestações de mesma natureza feitas pelos ministros Marcelo Ribeiro e Arnaldo Versiani, entre outros ministros.

Já o ministro Eros Grau, que pediu vista do recurso no dia 9 de dezembro, foi único a votar a favor do deferimento da candidatura de Belinati.

“O TRE não se manifestou de forma definitiva acerca da sanabilidade das irregularidades. Apenas supôs que eram insanáveis. E, no caso de inelegibilidade por rejeição de contas, há a exigência de que a insanabilidade das contas seja efetivamente comprovada”, afirmou.      

No recurso, Antônio Belinati pediu que o tribunal analisasse pontos do processo como a natureza das irregularidades que motivaram o TCE-PR a rejeitar suas contas.

 

Um brasileiro anônimo?



Um francês? Um japonês?
 


Ronaldinho Gaúcho? (vou ficar devendo uma versão sem edição e trucagens)


Meu voto vai para o Zaguinha, o melhor que já vi (pessoalmente). Um figura que usava meio bigode e fazia embaixadinhas até com chumbinho...


 

Fico sensibilizado quando vejo talentos aparecerem no basquete, um esporte que está praticamente falido em nosso país. Desde 1992 não participamos de Olimpíadas, nossos campeonatos são fracos, aliás, nem a Confederação quis saber de organizar o campeonato. Passou a bola para os clubes.
Hoje vi no Globo Esporte esta reportagem, que mostra um diamante lapidado nas quadras do Rio de Janeiro. Há tempos não via um jogador assim no Brasil. Aliás, nunca vi. Temos grandes feras na NBA, como Leandrinho, Varejão, Nenê, mas nenhum deles é como "Bebê". Com apenas 16 anos, já está com 2,12 metros de altura. Ele não é só alto (como esses pivôs gordos e molengas brasileiros). Também é magro, ágil e tem braços longos, um biotipo de jogador americano, ideal para ataque e defesa. Vocês vão ver no vídeo. Ele encosta no aro, a 3,05 m de altura sem saltar!.



Bebê está indo pra Espanha. Daqui no máximo 4 anos, se continuar evoluindo, estará na NBA. Escrevam aí, esse moleque ainda vai arrebentar nas quadras.

 

A Câmara pôs água na fervura. É incrível! É como digo, nada é tão ruim que não possa piorar. Agora esamos na indefinição para prefeito e vereador.

 

A aprovação veio na madrugada. Leia matéria do portal do Senado.

 

Estou curioso pra ver a minissérie Maysa, que estréia em janeiro na Globo. Terá 11 capítulos, com direção de Jayme Monjardim, que além de ser ótimo diretor é filho da falecida cantora. Conheci Monjardim em 2002, quando ele gravava imagens para a minissérie "A casa das 7 mulheres", em uma fazenda de Uruguaiana/RS.
Vários artistas globais estiveram por lá como Juliana Paes, Giovana Antonelli, José de Abreu, Thiago Lacerda, Dalton Vigh (antes de ser o "Ferraço"), Luiz Mello, Rosi Campos, Thiago Fragoso, Werner Schunemann (quando ele despontou na Globo), Angelo Antonio, Rodrigo Faro, entre outros. Acompanhei dois dias de gravação e fiz uma matéria pro Jornal do Almoço estadual. Entre outras cenas, presenciei aquela em que os soldados entram em franca batalha num campo aberto e aquela da batalha num rio.
Tive que negociar muito, pois dias antes o Monjardim havia brigado com um cinegrafista da RBS em Pelotas e ele não queria ver ninguém da emissora perto do set de filmagem. Monjardim não é estrela, pelo contrário, é muito educado. Quem sacaneou foi o cinegrafista que gravou quando não estava autorizado.
Nesta foto, eu e o cinegra Ivan Benites (o mais figura da fronteira oeste do RS), entrevistamos (num calor de 38º!) Thiago Lacerda, o Garibaldi daquela minissérie. Durante as gravações ele gostou tanto deste cavalo branco que o arrematou meses depois em um leilão, por uma fábula. Dois meses depois, o bicho morreu.

 

Enquanto os advogados de Hauly pedem a diplomação dele, uma decisão no TSE deixa todo mundo de orelha em pé. O candidato que venceu nas urnas, e teve o registro impugnado em Araucária, Albanor Zezé Gomes, teve o embargo de declaração julgado procedente. Dessa forma, ele assume em 01º de janeiro.
É exatamente a mesma esperança que tem Antonio Belinati para assumir, já que seus recursos para ser diplomado preventivamente foram todos negados.

 

Calculando VII - As novidades

Posted In: . By Renon Junior


Novidades mesmo seriam Ézer Mariano (esq.) e Zaqueu Berbel (dir.). Os outros (Jamil, Antenor, Vera e Sidney) permaneceriam na Câmara no próximo mandato. Estes 6 estão na torcida para que Ayres Britto mude de opinião.

E registrar aqui as desculpas a Ivo de Bassi, que está mais garantido que todos.
Fotos: TSE

 

Calculando VII - As novidades

Posted In: . By Renon Junior


Novidades mesmo seriam Ézer Mariano (esq.) e Zaqueu Berbel (dir.). Os outros (Jamil, Antenor, Vera e Sidney) permaneceriam na Câmara no próximo mandato. Estes 6 estão na torcida para que Ayres Britto mude de opinião.

E registrar aqui as desculpas a Ivo de Bassi, que está mais garantido que todos.
Fotos: TSE

 

Calculando VI - A lista dos 25

Posted In: . By Renon Junior

PP/PRB - Marcelo Belinati, Sandra Graça, Pastor Renato e Antenor Ribeiro
PSDB/DEM - Roberto Kanashiro, Paulo Arildo e Gérson Araújo
PDT - Sebastião dos Metalúrgicos, Joel Garcia e Roberto Fú
PT - Lenir de Assis, Jacks Dias e Eloir Valença
PTB - Padre Roque, Prof. Rony e Sidnei Souza
PTN/PTC - Roberto da Farmácia e Ivo de Bassi
PSDC/PRP/PSL - Rodrigo Gouveia e Zaqueu Berbel
PMDB - Tito Valle e Jamil Janene
PSB/PMN - Jairo Tamura e Vera Rubbo
PR - Ézer Mariano

Total: 25 vereadores

 

Calculando V - Os eleitos pela sobra

Posted In: . By Renon Junior

No ranking da sobra, seriam eleitos mais 8 vereadores.

PDT: 9.362
Entraria: Roberto Fu

PTN/PTC: 8.251
Entraria: Ivo de Bassi

PT/PHS: 7.628
Entraria: Eloir Valença

PSDC/PRP/PSL: 7.450
Entraria: Zaqueu Berbel

PMDB: 6.761
Entraria: Jamil Janene

A volta do Povo à Prefeitura (PP-PRB): 5.099
Entraria: Antenor Ribeiro

PSB/PMN: 4.824
Entraria: Vera Rubbo

PTB/PSC: 4.208
Entraria: Sidnei de Souza

Não entrariam:
PSDB-DEM: 3.967
PC DO B/PR/PRTB: 2.951

 

Calculando IV - Os eleitos

Posted In: . By Renon Junior

Divide-se o total de votos por 10.491
3 cadeiras: 31.473 votos
2 cadeiras: 20.982 votos
1 cadeira: 10.491


Votos por partido, cadeiras e mais votados:

A volta do Povo à Prefeitura (PP-PRB) - 36.572
3 cadeiras
sobra: 5.099
Eleitos: Marcelo Belinati, Sandra Graça e Pastor Renato Lemes
Suplentes: Antenor Ribeiro, Marcos da Horta e Geraldino da Zona Leste

PSDB-DEM - 35.440
3 cadeiras
sobra: 3.967
Eleitos: Roberto Kanashiro, Paulo Arildo e Gerson Araújo
Suplentes: Márcio Almeida, Amaury Cardoso e Molina

PDT - 30.344
2 cadeiras
sobra: 9.362
Eleitos: Sebastião dos Metalúrgicos e Joel Garcia
Suplentes: Roberto Fú, Gaúcho Tamarrado e Delegado Joaquim

PT/PHS - 28.610
2 cadeiras
sobra: 7.628
Eleitos: Lenir de Assis e Jacks Dias
Suplentes: Eloir Valença, Lourival Germano e Gláudio

PTB/PSC - 25.190
2 cadeiras
sobra: 4.208
Eleitos: Padre Roque e Prof. Rony
Suplentes: Sidnei de Souza, Miguelzinho Quessada e Eloísa Helena

PTN/PTC - 18.742
1 cadeira
sobra: 8.251
Eleito: Roberto da Farmácia do Vivi
Suplentes: Ivo de Bassi, Jorge de Almeida e Godoy

PSDC/PRP/PSL - 17.941
1 cadeira
sobra: 7.450
Eleito: Rodrigo Gouveia
Suplentes: Zaquel Berbel, João Martins da Saúde e Vitorelli

PMDB - 17.252
1 cadeira
sobra: 6.761
Eleito: Tito Valle
Suplentes: Jamil Janene, Frank Oguido e Santa Rosa

PSB/PMN - 15.315
1 cadeira
sobra: 4.824
Eleito: Jairo Tamura
Suplentes: Vera Rubbo, Mauro Caldarelli e Ronaldo Siena

PC DO B/PR/PRTB - 13.442
1 cadeira
sobra: 2.951
Eleito: Ézer Mariano
Suplentes: Marcos Defreitas, Maurício Chimenton e Deolino Basseto

Não elegeram vereadores:
PPS - 7.889
PT DO B - 7.865
PV - 5.631
PSL - 1.772
PCB - 263

 

Calculando III - O quociente eleitoral

Posted In: . By Renon Junior

Considerando que seriam 25 cadeiras, com 262.268 votos válidos, seria:

262.268
/25
____
10.490,72

Arredondando, o quociente seria de 10.491 por vaga.





Eu devia ter pedido ajuda para o prof. Pierre.

 

Calculando II - O resultado das urnas

Posted In: . By Renon Junior

Resultado (votos nominais + legendas):
A volta do Povo à Prefeitura (PP-PRB) - 36.572
PSDB-DEM - 35.440
PDT - 30.344
PT/PHS - 28.610
PTB/PSC - 25.190
PTN/PTC - 18.742
PSDC/PRP/PSL - 17.941
PMDB - 17.252
PSB/PMN - 15.315
PC DO B/PR/PRTB - 13.442
PPS - 7.889
PT DO B - 7.865
PV - 5.631
PSL - 1.772
PCB - 263

 

Calculando - I: a PEC 333/04

Posted In: . By Renon Junior

De acordo com o inciso "i", do artigo 1º, a base de cálculo para uma cidade como Londrina seria de 25 vereadores eleitos. PEC na íntegra.

 

O cálculo não é meu...

Posted In: . By Renon Junior

Agradeço ao Fábio Silveira pela menção a este blog sobre o "furo" da questão do aumento no número de vereadores, em seu blog, nos comentários aqui e também em sua coluna no JL. Fábio usou bem as palavras. Ele disse que "pelos meus cálculos", Ivo de Bassi perderia a cadeira. É verdade, mas foi um achismo baseado na lógica. E completa que os sete eleitos seriam Ézer Mariano (PR), Lourival Germano (PT), Zaquel Berbel (PRP), Jamil Janene (PMDB), Marcos Defreitas (PR), Antenor Ribeiro (PP), Vera Rubbo (PSB).
Só deixando claro que o cálculo dos sete não é meu, e sim da fonte que levantou a bola e me passou, conforme está no post.
Já há alguns dias que eu estou com vontade de fazer manualmente os cálculos, pra ver se batem. Pessoalmente, acho que se for isso mesmo, Márcio Almeida (PSDB) e Sidnei Souza (PTB) também conseguiriam. Vou por na ponta do lápis e publicar aqui. Alguém ajuda?

 

Do GTO: Analvalanche do Grêmio!

Posted In: . By Renon Junior

Ainda bem que eu torço para o Inter! E não uso bermudinha... (clique na imagem acima do print screen da página do orkut para ver melhor)



 

Troféu "Mico do ano 2008"

Posted In: , . By Renon Junior


Está aberta a votação para o troféu Mico do ano. Selecionei alguns episódios marcantes de 2008. Certamente devo ter esquecido algum, porque este ano não foi fácil.

Ah, e como é uma escolha difícil, está liberada a votação em múltiplas respostas. Encerramento dia 28/12.

 

O "alerta" foi feito pelo ministro Marcelo Ribeiro, durante julgamento do embargo de declaração do prefeito eleito de Araucária. Lá eles estão numa situação como a nossa de Londrina. O desespero é tanto, que os dois advogados, do embargado e do embargante, pediram para que a questão se resolva. Ribeiro disse que estava difícil julgar, já que quando houve argumentação oral, não havia quórum no plenário.
Caiu a ficha de Ayres Britto, e ele fez uma conta de padeiro. "Se a diplomação já é quinta, teríamos que decidir nesta sessão. Quinta já será tarde!". Ele então resolveu abrir espaço na pauta da sessão extraordinária de quarta-feira, que não ia tratar de assuntos eleitorais. Segundo Britto, o embargo de Araucária será o primeiro da pauta.
Marcelo Ribeiro aproveitou a brecha. "Presidente, tenho aqui uns 15 processos julgados que não consigo manifestar minha decisão. Poderíamos apreciá-los também"? Ayres Britto disse que sim.

 

Quer saber de tudo sobre o LEC?

Posted In: . By Renon Junior

Acesse o blog do J. Mateus. Adicionado aos favoritos.

 

Na Assembléia Legislativa do Paraná, o governador Roberto Requião está em casa. Na quarta-feira deve ser votado e aprovado em segundo turno o projeto que prevê a redução de 18 para 12% na aliquota do ICMS de 95 mil itens de consumo popular.
No primeiro turno, passou fácil. Só seis deputados foram contra e quatro se abstiveram. Os empresários (exceto supermercadistas) ficaram contra a proposta, porque itens como gasolina, energia elétrica, telefonia, cigarros e bebidas terão reajuste de 2%, mas terão que engolir. Ou melhor, teremos.

 

Hoje tem Chuck Norris na CNT!

Posted In: . By Renon Junior

Hoje tenho compromisso às 22:30. Vai passar na CNT o filme "Bradock, o Super Comando", com o invencível Chuck Norris. Faz 22 anos que estou esperando esse filme passar. Lá em Cascavel, o cartaz de Bradock ficou uns três anos na vitrine do Cine Delphin como "breve", mas nunca passou.


O Chuck é tão fera que o Kibe Loco imaginou como seria se ele tivesse estrelado o filme 300 de Esparta, que aliás, teria que mudar de nome.

Se você não conhece ele, veja quais são as verdades indubitáveis sobre Chuck Norris (by Kibe Loco).

 

Atingimos a marca aproximada de 10 mil acessos em pouco mais de 2 meses. Legal! Continuem por aqui e logo colocarei um espaço para anúncio da Herbalife.

 

Hoje tem Chuck Norris na CNT!

Posted In: . By Renon Junior

Hoje tenho compromisso às 22:30. Vai passar na CNT o filme "Bradock, o Super Comando", com o invencível Chuck Norris. Faz 22 anos que estou esperando esse filme passar. Lá em Cascavel, o cartaz de Bradock ficou uns três anos na vitrine do Cine Delphin como "breve", mas nunca passou.


O Chuck é tão fera que o Kibe Loco imaginou como seria se ele tivesse estrelado o filme 300 de Esparta, que aliás, teria que mudar de nome.

Se você não conhece ele, veja quais são as verdades indubitáveis sobre Chuck Norris (by Kibe Loco).

 

Menininho comportadinho...

Posted In: . By Renon Junior



E você achando que seus filhos são "arteiros".

 


Do Comunique-se


"Eu recebo o prêmio como um desagravo", diz vencedora do Prêmio Esso

Sérgio Matsuura, do Rio de Janeiro

No dia 15/12/2007, a jornalista da Folha de S. Paulo Elvira Lobato publicava a matéria “Universal chega aos 30 anos com império empresarial”. Na noite desta terça-feira, quase um ano após a publicação, veio o reconhecimento. A repórter foi a grande vencedora do 53º Prêmio Esso de Jornalismo.
“Eu recebo esse prêmio como um desagravo. Essa reportagem foi alvo de 105 processos, que geraram um ônus financeiro para a Folha e um grande desgaste emocional. Eu dedico o prêmio a todos os jornalistas, porque a liberdade de imprensa é o oxigênio do jornalismo e aquela série de ações judiciais é uma ameaça a ela”, desabafa Elvira.
Para responder a tantas intimações judiciais, Elvira contou, e continua contando, com o apoio de outros funcionários da Folha. Até o momento, a jornalista já venceu as 58 ações julgadas, mas ainda restam outras 47.
“Eu cheguei a receber 13 intimações em uma semana. Era impossível comparecer a todas. A Folha botou muita gente para ajudar. Emocionalmente, essa série de processos me causou um impacto muito grande, porque eu temi que me jogassem contra o fiel da Igreja Universal. Não era nada disso. Era uma matéria de levantamento patrimonial. Eu espero que esse prêmio ajude a desatar esse nó judicial”, diz.
Elvira conta que a reportagem é resultado de anos de conhecimentos acumulados na área de radiodifusão. Diz ainda que a matéria consumiu dois meses de trabalho apenas na apuração final, que contou com incontáveis pesquisas na Junta Comercial e no levantamento das identidades dos proprietários das empresas.
A reportagem revelou que a Igreja Universal, além de controlar 23 emissoras de TV e 40 de rádio, mantinha 19 empresas registradas em nome de seus membros, entre elas, dois jornais diários, duas gráficas, uma agência de turismo, quatro empresas de participações, uma imobiliária, uma empresa de seguro saúde e uma de táxi aéreo.

 

A morte do o ex-marido da atriz Suzana Vieira, Marcelo Silva, no Rio de Janeiro, continua dando pano pra manga. Lamentável que um conteúdo desses esteja em um site de um jornal como "O Dia", do Rio de Janeiro. Publico aqui apenas como crítica à atitude desse jornal. Que mau gosto!

 

Se fosse este, Bush não teria chance

Posted In: . By Renon Junior

Aproveite e leia a matéria que saiu no site da rede árabe Al-Jazeera sobre o incidente.

 

A lista das mais belas da TV paranaense

Posted In: . By Renon Junior


Carlão Arruda, do No Momento publicou:

"DIZEM POR AÍ...Que a lista das apresentadoras mais profissionais, simpáticas e bonitas da TV paranaense (não necessariamente nesta ordem) acaba de incluir também Roberta Pittarelli, da RIC TV. A lista já trazia os nomes de Ana Carolina Oleksy, Thays Beleze, Patrícia Piveta, Leila Fornaciari e Mira Graçano".

Eu incluiria outra: Valkíria Melnik, da Paraná Educativa, Miss Mundo Brasil 1994.

Na final mundial, Valkíria perdeu para a indiana Aishwarya Rai, hoje uma das atrizes mais famosas de seu país, eleita depois como a mais bonita miss mundo de todos os tempos.















Valkíria aproveitou a fama repentina, mas preferiu estudar jornalismo. Hoje ela está no ar em programas da Paraná Educativa, no programa Medalhão Persa, e no Museus.
Por incrível que pareça, maior que sua beleza, é sua humildade e simpatia.

 

O título é só pra chamar a atenção. Na verdade refere-se à atitude dos formandos baderneiros de medicina que resolveram partir para o contraataque. Eles denunciam seus professores médicos de "folgarem" no serviço. Vai virar sindicância. Nada é tão ruim que não possa piorar. Leia no Londrix.

 

Se é que tinha graça. A partir de hoje aboli os posts com comentários sobre falhas exibidas em nossos telejornais pelos profissionais de imprensa. Um alívio para quem não gosta de ser criticado.
Nunca fiz nada aqui com a intenção de prejudicar ou perseguir alguém. Mas mudei a linha do blog, por questão ética, já que não sou mais independente.

 

Ele era jovem, marinheiro de primeira viagem. Logo após terminar a escola, conseguiu vaga em um barco pesqueiro, de médio porte, que se aventurava em águas bravias. Para aquele novato, que tinha muito a aprender, estava bom.

Os anos se passaram e o barco foi se tornando lento, oneroso, incapaz de produzir com o mesmo custo-benefício. O comandante toma uma decisão drástica: "Temos que aliviar o peso do navio". Cinco tripulantes, entre eles, nosso marujo, foram atirados ao mar.

Enquanto nadava, tentando encontrar algo para se apoiar, ele é resgatado por um grande veleiro, cujo capitão lhe fez uma proposta inesperada: "Topas ser o comandante de uma pequena embarcação da nossa frota"? Ele topou.

Navegou com ela por mares do sul, águas estrangeiras, às vezes. Comandou uma equipe jovem, inexperiente como ele outrora fora, mas com muita vontade. Apesar da boa produção daquela equipe, nosso marujo é colocado pra fora novamente. Não foi um naufrágio, mas 218 marinheiros daquela frota de pequenos navios foram para a água junto com ele.

O marujo volta para seu porto. Tem dificuldade para voltar a pescar. Até consegue lugar em um tradicional veleiro, mas o vento não sopra a seu favor. De repente, se vê de novo no mar aberto. Sem barco, sem bóia, sem remos. Depende apenas da misericórdia de Deus e da força de seus braços para nadar.

Nadando contra a maré ou aproveitando a força da correnteza, ele alterna momentos de luxo e limbo. Consegue entrar em uma grande embarcação, mas só em curtas temporadas. Faz pequenas viagens, algumas incertas. Lança sua rede em direções desconhecidas, para levar o sustento para a sua casa.

Ele vê grandes embarcações passarem bem à sua frente, com vagas abertas, mas seu acesso à tripulação é negado.

Cansado de ser desprezado, ele decide investir mais em sua pescaria solitária. Foca neste objetivo. É quando sua rede começa a ficar mais pesada, peixes de várias espécies aparecem. Ele faz uma parceria com um grande grupo. Passa a trabalhar conciliando o que faz para si e para terceiros. O marujo consegue manter uma produção média, que melhora sua condição e ainda fisga grandes peixes esporadicamente, o que lhe permite fazer investimentos, selecionar melhor as propostas.

Antes desprezado, ele agora recebe propostas para fazer parte de outras embarcações. Aceita o que dá, soma mais capital, acumula, realiza sonhos seus e de sua família.

Embora passasse por um bom momento, aquela vida incerta não o agradava. Ele pescava de manhã até de madrugada, 7 dias por semana, sem descanso. Foi quando a maior embarcação daquele estado, a mais bem equipada, onde ele já tinha estado em curtas temporadas, resolve chamá-lo novamente. A proposta agora era para ser efetivo do barco. A resposta é SIM!

Ele então vê um filme passar durante um segundo por sua mente, desde aquela primeira viagem, aos momentos em que estava perdido no mar, ao reequilíbrio e ao prêmio. Águas passadas.

Chega o dia em que o navio vai zarpar. Ele embarca, com sensação de alívio. Após 5 anos, sua vida volta aos eixos.

* * * * * * * *
Este fábula tem relação com o post anterior. Veja quem é o marinheiro deste texto fictício.

 

Vanessa Navarro está de volta

Posted In: . By Renon Junior


Segurei esta notinha propositalmente até hoje, data de sua estréia na RPC TV Coroados. Aliás, não foi só Vanessa (ex-Tarobá e Folha de Londrina) que estreou. Com ela também o experiente repórter cinematográfico Marcelino Barbosa (ex-Tarobá e Tv Cidade), Guilherme Gouveia (ex-TV Cidade) na pauta e um novo editor (ex um monte de lugares, que terá post próprio).

 

Fale com Ayres Britto...

Posted In: . By Renon Junior




Se você já está cansado de esperar pela definição em Londrina, tenho uma alternativa. Mande um e-mail para o Ministro Carlos Ayres Britto, Presidente do TSE. Escreva para gabcarlosbritto@stf.gov.br.
Agora, se Deputados, vereadores, autoridades em geral já falaram pessoalmente com ele e não adiantou, por e-mail então...

 

Visto primeiro no Café com Pizza e reproduzido aqui. Que pena que o iraquiano é ruim de mira.



 

De olho no Orkut

Posted In: . By Renon Junior


Se você está no orkut, cuidado com o que coloca lá. Tem gente especializado em encontrar gafes no site de relacionamentos. É o blog Grandes Tolices do Orkut. É hilário.

 

Lasier e as uvas

Posted In: , , . By Renon Junior

Essa é bem velhinha, mas como eu ainda não tinha visto, acho que muitos também não viram. Lasier Martins,um dos mais conceituados jornalistas da televisão gaúcha fazia um link no Jornal do Almoço (o telejornal do meio dia da RBS/Globo) sobre uvas, até que...

 

Ele queria o Bolaldo no Porco

Posted In: , . By Renon Junior

"Fofinho"!

 

O adeus a um gênio

Posted In: . By Renon Junior


Quando um gênio morre, e sua obra aparece, e você percebe que nada conhecia sobre aquela pessoa, se dá conta da dimensão da sua ignorância. Assim foi hoje quando assisti ao belo programa "Meu Paraná", que mostrou a vida e a obra de Valêncio Xavier, que morreu na semana passada.
Leia aqui uma reportagem sobre sua morte publicada na Gazeta do Povo.
Pra quem é ignorante como eu, pelo menos um obra dele você deve conhecer. Xavier foi o roteirista da campanha "Bicho do Paraná", realizada pela Rede Paranaense e pelo Bamerindus nos anos 80.

 

Cena patética

Posted In: , . By Renon Junior


Fui ontem à noite à rodoviária e na volta, na pressa de sair logo pra aproveitar a carência (até 15 minutos é isento. acima disto, paga-se R$ 1,50 por hora), pisei na beira de um buraco, torci o pé, bati com a cabeça na lataria do carro (e risquei com a chave), dei uma joelhada no chão, carteira foi pra um lado, celular desmontou pro outro, minha filha rindo, levantei rápido, entrei no carro, gritando de dor, vendo estrelas. Torcer o tornozelo é roça. A imagem mais próxima que encontrei para meu tombo foi esta acima.
Um cara, que estava no carro da frente, gentil, perguntou: "Machucou?"
- Não, é só um treinamento para os 110 metros com barreiras!

 

Ele também entende de cinema

Posted In: , , . By Renon Junior

Carlos Eduardo Lourenço Jorge, Rubens Ewald Filho, Rafael Arruda...Vocês não entendem nada de cinema. Isso é que é crítica de filme. Luiz Carlos Alborghetti comenta...300



Como deu um trabalhão pra fazer esta edição, coloquei no Youtube uma versão reduzida, remetendo pra cá.

 

Por falar em bizarro, ALBORGHETTI!

Posted In: , , . By Renon Junior

Ele anda meio sumido, mas não parou ainda. Sem espaço nas TVs convencionais, Luiz Carlos Alborghetti, o Cadeia, está com um programa numa webtv, a Fusão TV, de Curitiba, de segunda a sexta, às 16 horas. Estreiou em agosto deste ano.

É uma emissora de rádio FM, que colocou o programa do Alborghetti na internet. Ele chama seus telespectadores de "albornautas". E pelo visto, o Dalborga continua o mesmo. Só um pouco mais doido.



O "Pânico" perde feio.

 

Os barrados do BBB9

Posted In: , . By Renon Junior

Já estão no site globo.com, os vídeos de candidatos ao BBB9 que já estão fora do páreo. Veja alguns:


Passei este na frente, Panche, de LONDRINA!



Essa é de Cambé, um clone da Joelma do Calypso.



Fã dos Mamonas Assassinas



Legalzinha em excesso



Esse aqui se cortar o topete, morre.



BBB não, mas Hermes e Renato quem sabe...



Vovô garoto porra louca



Esse aqui tentou caprichar na produção, e mostrou que é um candidato, digamos, "sensível"



"Vem me buscar, Bial"



Gaúcho palhaço (até que este é talentoso)