
Hoje tem o GreNal 377, o GreNal do Centenário. Mais um jogo histórico. Oportunidade para republicar um de meus posts preferidos, que mostra porque o Inter leva larga vantagem no confronto contra o Grêmio. Independente do resultado de hoje (acho até que o Inter não vence hoje), na estatística do clássico pouco vai mudar. O Grêmio está 23 vitórias atrás do Inter e levará anos para tirar essa vantagem, se é que vai conseguir. Se o Grêmio vencer, quebrará uma sequência de 7 vitórias do Inter. Quem vencer escreve mais um capítulo dessa bonita história. (arte: globoesporte.com)
* * * *
Com a relutância dos gremistas em reconhecer sua inferioridade ante ao Internacional, fiquei curioso p
ara saber sobre a história dos grenais. Como não tenho aqui o livro de David Coimbra, escrito sobre o assunto, mergulhei na estatística para ver como os times se comportaram nestes 100 anos de rivalidade.O Grêmio venceu o primeiro GreNal por 10 a 0, em 18/07/1909. O Inter só conheceu sua primeira vitória no sétimo jogo, seis anos depois da primeira partida. Até lá tinha marcado apenas 3 gols e sofrido 35!
O Inter seguiu apanhando até o jogo 88, em 24/06/1945. Foi quando conseguiu igualar o número de vitórias: 37 para cada lado, e quando ultrapassou o rival no número de gols. No jogo seguinte, 3 meses depois, o Inter venceu de novo e superou o Grêmio. Passou e nunca mais foi ultrapassado. Até hoje.
Naquela data, 38 para o Inter e 37 para o Grêmio. Isso tem explicação: foi a época de ouro de Tesourinha, um dos maiores goleadores do Inter em todos os tempos. Em 1951, a vantagem já estava em 57 a 41, para o Inter. Em 1964, após abrir 22 vitórias de margem, o placar era de 75 a 61.
Quando o Inter atingiu a 100ª vitória, o Grêmio ainda estava na 69ª.
Em 29/09/1954, o Grêmio inagurou o Estádio Olímpico. E convidou quem pra fazer o primeiro jogo? O Inter, que sapecou-lhe um goleada de 6 a 2. Estava inaugurado nosso salão de festas. Em 1969, quando o Estádio Beira-Rio foi inaugurado, os gremistas vieram babando pra se vingar do vexame, mas o resultado foi 0 a 0.
A maior invencibilidade entre o dois foi do Inter, 17 partidas.
Em 1989, foi disputado o "GreNal do século", válido pela semifinal do brasileirão. É de arrepiar.
O gol nº 1000 do GreNal foi marcado pelo Inter. Foi no jogo nº 360, em 10/07/2004, de Fernandão, do Inter. Era a estréia dele nos grenais.
Estatística atualizada
|
Número de jogos | 376 |
Vítórias do Inter | 141 |
Vitórias do Grêmio | 118 |
Empates | 117 |
Número de gols | 1037 |
Gols marcados pelo Inter | 538 |
Gols marcados pelo Grêmio | 499 |
9 Responses to Os grenais
Quanta bobagem falar de Grêmio, Inter, Grenal...
São bons times, mas não são o suficientes para suplantarem os grandes paulistas. Basta ver o desempenho histórico de todos os clubes no Brasileiro, na Libertadores e no Mundial. A surra que os paulistas dão é grande.
Ué, se eu sou torcedor do Inter, e automaticamente anti-gremista, vou escrever no meu blog sobre times paulistas? Eles terão vez, deixa chegar o campeonato brasileiro.
Abs,
já se passaram 37 campeonatos brasileiros e os paulistas dominam totalmente, isso quando não fazem dobradinha nas finais e semifinais. Quantas dobradinhas o grenal fez no Brasileiro? Já teve grenal na semifinal da Libertadores? Quantos grenais participaram, juntos, na mesma Libertadores?
O Gauchão (?) é de dar dó.
Eu concordo com você. O campeonato Gaúcho é fraco, por isso mesmo o compromisso de ganhá-lo é maior. No brasileiro, sem dúvida que os paulistas e cariocas têm hegemonia, mas os gauchos, pernambucanos, mineiros e outros estão lá pra incomodar. é por isso que o campeonato brasileiro é legal. O time que é campeão no outro ano pode estar lutando contra o rebaixamento. Caso do Corinthians, campeão em 2005 e rebaixado em 2007.
... ok, fica assim então: os gaúchos, mineiros, pernambucanos etc entram no Campeonato pra incomodarem e os paulistas, pra ganharem.
PS. os paulistas têm hegemonia NA história do futebol brasileiro E no Campeonato brasileiro de todos os tempos. Os cariocas, não. Eles só tiveram hegemonia (não tem mais), juntos com os próprios paulistas, na história do futebol, nunca no campeonato brasileiro.
A grande diferença dos times paulistas é que quando começam a perder, começam a injetar dinheiro de outras fontes sem ser futebol. Os times gauchos tem uma diferença basica, a raça. Sou colorado mas admito isso nos gremistas. Nao APELAMOS, conquistamos. Quando perdemos algo tb, nao costumamos sair a rua queimando onibus e matando pessoas. Isso é uma pena mesmo. Se os jogadores financiados por terceiros nao dao conta, é so molhar a mao dos juízes nao é mesmo? Parabens paulistas! :D
Grande Elvis, ja que vc é um ser superior sendo Paulista, superior a qualquer outra raça e times do Brasil a fora, me admiro muito ver um paulista se dando o trabalho de entrar em um blog que nao o diz respeito para apelar. Isso é muita apelaçao ou recentemente teu time deve ter perdido para algum time gaucho. Parabens pelos grandes titulos e uma coisa que tu nao vai poder ver é eu apelando em um blog paulista. Passa em algum Cine que deve ter algum emprego por la. Abraço
Pra que um torcedor do Inter e Anti-Gremista vai falar de Times de SP?
Amigo, eu acho que tu está no Blog errado.
Something to say?