Morre o Delegado Zuba de Oliva
O delegado de Pontal do Paraná, José Antonio Zuba de Oliva, foi assassinado na manhã desta terça-feira (24), durante uma abordagem policial. De acordo com informações da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), o delegado e sua equipe foram recebidos a tiros em um camping da cidade.
Segundo informações repassadas pela Delegacia de Polícia Civil de Pontal, o delegado Zuba saiu da delegacia, por volta de 9h40, acompanhado de duas investigadoras de polícia e um homem que era um colaborador da polícia local. Eles foram averiguar uma denúncia de que havia homens armados em um camping da cidade.De acordo com a Sesp, dois policiais foram rendidos e Zuba e o informante foram atingidos pelos tiros. Esse homem, que não teve a identidade divulgada, está gravemente ferido.
Leia mais na Gazeta do Povo.Tinha temperamento forte e saiu após denúncias de extorsão. Ficou uns tempos afastado da polícia e andou sumido. Sempre o encontrava na padaria. Em Londrina, ele morava no meu bairro. E sempre que conversávamos, ele reclamava de que havia sido vítima de injustiça. E que ia dar a volta por cima. Quando voltou, foi pulando de cidade em cidade, e ultimamente estava no litoral. A matéria da Gazeta, lincada acima, mostra que ele estava responsável por investigações importantes. Merece o nosso respeito por ter perdido a vida no cumprimento do dever.
Foto: perfil dele no Sonico
Update:
A matéria sobre o assassinato, hoje no ParanáTV 2ª edição:
3 Responses to Morre o Delegado Zuba de Oliva
A morte de um policial é triste porque vemos que a bandidagem está vencendo em nosso país. De quemm será a culpa?
Difícil a resposta. Só te digo que a responsabilidade não é SÓ dos políticos.
Um grande amigo, excelente pai, querido e amado esposo.
O Dr Zuba, de estatura mediana, duro no exercicio da sua profissão, que ele amava e talvez tenha sido por este amor que ele tenha perdido a vida.
Seu hobby era construir viaturas de policia em miniatura.
Tinha um sorriso carismatico para os amigos.
Não só sabia comandar, mas era respeitado pelos seus comandados e amigo de seus pares.
No ano passado lutou bravamente contra um inimigo invisivel,silencioso e dolorido, venceu segundo ele estava bem.
Tive a honra de trabalhar com este delegado na operação litoral, pude observar a competencia e a inteligencia ao realizar o levantamentos de local de crime com total profissionalismo.
para a outra vida ele ira levar a magoa de ter sido acusado injustamente por atos que ele não cometeu, mas aqui fica a lição e a certeza, que a polícia civil de antigamente, na epoca que ele conviveu com policiais de coragem desta gloriosa e sofrida instituição policial.
Fica aqui um pedido aqueles que trabalharam co o Zuba, e aqueles que não o conheceram, em respeito ao otimo chefe e ao querido amigo, não vamos deixar os bandidos que o assassinaram escaparem livre das mãos firmes da justiça.
Amigo Zuba, repouse em paz e com serenidade a onde estiver, saiba que voce foi, será sempre um exemplo aos que aqui ficam.
viaje com o criador, em paz para a eternidade.
Rogério Mello
Something to say?