Agora não entendi nada. O Deputado Federal Rocha Loures, que é do PMDB, do Partido do Governador Requião, resolveu peitar o "home". Mandou um email para a imprensa pra dizer que é favorável ao piso nacional dos professores, que cinco governadores (entre eles Requião) não querem implantar.
Release:
"O deputado federal Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR), vice-líder da bancada e membro da Comissão de Educação da Câmara Federal, participou nesta segunda-feira 24, em Curitiba, do lançamento da seção estadual da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Piso Salarial Nacional do Professor de Educação Básica. O parlamentar foi o único peemedebista a comparecer no ato político realizado no Plenarinho da Assembléia Legislativa do Paraná.
Rocha Loures disse que se orgulha de ter apoiado em 4 oportunidades a criação do piso nacional de R$ 950 e adiantou que estará ao lado dos professores paranaenses na marcha nacional programada para acontecer no próximo dia 3 de dezembro, em Brasília. Citando recente pronunciamento do senador Cristóvão Buarque (PDT-DF), o peemedebista afirmou aos educadores presentes na audiência pública promovida pela Assembléia que “é lamentável que a comunidade escolar precise lutar novamente por aquilo que já conquistou na lei”.
“Nas comissões e no plenário da Câmara, votei três vezes a favor do piso nacional de R$ 950. Esta é a minha quarta manifestação pública favorável ao tema. Acho que a iniciativa da Assembléia merece o absoluto apoio da sociedade”, disse o parlamentar, ao ressaltar que a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Piso Salarial Nacional do Professor de Educação Básica, lançada na semana passada em Brasília, é composta por cerca de 180 deputados e 50 senadores.
A lei Federal 11.738, sancionada em julho de 2008 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, estabelece o piso nacional dos trabalhadores da Educação e garante a hora-atividade em no mínimo um terço da jornada de trabalho. A lei tramitou por mais de um ano no Congresso Nacional e foi aprovada com apoio de todos os partidos políticos.
Questionado a respeito da Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) assinada por cinco governadores contra a lei do piso, Rocha Loures reconheceu a legitimidade dos governadores de contestar a medida, no entanto, classificou-a de inoportuna.
Para Rocha Loures, o sistema educacional brasileiro agora precisa ser dotado de qualidade plena porque, segundo ele, outras conquistas foram possíveis ao longo de várias décadas de luta, a exemplo da universalização do ensino. “Política se faz com pressão. Temos que mobilizar a sociedade para garantir essa conquista fundamental para o futuro da nação. Faço um apelo para que nos unamos em defesa do piso nacional”, conclamou o membro da Comissão de Educação.
O peemedebista prevê uma batalha curta, mas intensa no Supremo Tribunal Federal (STF). Ele acredita que a Adin dificilmente prosperará, no entanto, sugeriu um plano de mobilização dos professores para assegurar a vitória da categoria".