Estou curioso pra ver a minissérie Maysa, que estréia em janeiro na Globo. Terá 11 capítulos, com direção de Jayme Monjardim, que além de ser ótimo diretor é filho da falecida cantora. Conheci Monjardim em 2002, quando ele gravava imagens para a minissérie "A casa das 7 mulheres", em uma fazenda de Uruguaiana/RS.
Vários artistas globais estiveram por lá como Juliana Paes, Giovana Antonelli, José de Abreu, Thiago Lacerda, Dalton Vigh (antes de ser o "Ferraço"), Luiz Mello, Rosi Campos, Thiago Fragoso, Werner Schunemann (quando ele despontou na Globo), Angelo Antonio, Rodrigo Faro, entre outros. Acompanhei dois dias de gravação e fiz uma matéria pro Jornal do Almoço estadual. Entre outras cenas, presenciei aquela em que os soldados entram em franca batalha num campo aberto e aquela da batalha num rio.
Tive que negociar muito, pois dias antes o Monjardim havia brigado com um cinegrafista da RBS em Pelotas e ele não queria ver ninguém da emissora perto do set de filmagem. Monjardim não é estrela, pelo contrário, é muito educado. Quem sacaneou foi o cinegrafista que gravou quando não estava autorizado.
Nesta foto, eu e o cinegra Ivan Benites (o mais figura da fronteira oeste do RS), entrevistamos (num calor de 38º!) Thiago Lacerda, o Garibaldi daquela minissérie. Durante as gravações ele gostou tanto deste cavalo branco que o arrematou meses depois em um leilão, por uma fábula. Dois meses depois, o bicho morreu.