É bom os caciques colocarem as barbas de molho. Com esse jeitão, Padre Roque saiu do quase anonimato para um nome bem cotado para 2010, e até 2012. Ouço mais gente elogiando que criticando o padre, e não é pra menos. Ele começou seu mandato tampão muito bem, beneficiado até pela indefinição política. Fez escolhas acertadas como Tercílio Turini, para a Secretaria de Governo, Mário Jorge para a Sercomtel (que ontem na Folha deu uma entrevista mostrando bastante otimismo, em vez de falar em venda), teve o Major Dalbem na CMTU, Julio Brevilheri na FEL, Junker na Sec. Obras, e outros.
Também pesa o retrospecto político de Londrina nos últimos anos. Foram 8 anos de PT, Belinati (com tudo o que aconteceu) em três mandatos. Políticos que foram se reelegendo como deputado ou na Câmara municipal, sem grandes novidades.
Padre Roque é a novidade. Um tesouro para o PTB de Alex Canziani, que vivia uma situação de entressafra. Se conseguir manter o carisma em alta até voltar à Câmara, Roque vai colocar Barbosa e Hauly numa saia justa. A obrigação de fazer um governo eficiente, sem tantos cabides de emprego, buscando o ajuste das contas.