Reunião de pais em alguma escola da zona sul de Londrina:
- Se continuar assim, o seu filho vai reprovar por faltas - diz a professor ao um pai de aluno da 7ª série.
- Sua filha não aparece mais na escola. O que está acontecendo? Ela está doente? - pergunta a professora à mãe de uma aluna da mesma sala. - Não, a senhora deve estar enganada. Ele está indo todo dia à escola. - diz o pai. A mãe diz a mesma coisa.
- Eles estão faltando às aulas. - repete ela. Os dois saem da reunião com uma cisma da professora, "uma implicante, mal paga, mal amada" e outros adjetivos. "Imagina, meu filho (minha filha) faltando"!...Mesmo assim, ficam com a pulga atrás da orelha. Em casa...
- Filho! Que história é essa de não ir pra escola? - Filha! Você tá faltando sem me avisar? A resposta parece combinada:
- Não, são aulas externas de Biologia...
- Ah, tá...

Uma situação fictícia, mas que pode vir a acontecer. Dia desses, caminhando no Arthur Thomas, o parque completamente vazio e ouço gracejos. "Ai, pára amor!...Bobo..." e mais gracejos. Eram dois jovens, com o uniforme da escola, bolsas ao lado, namorando às 8:15 da manhã, num cantinho do parque.
Isso na minha época se chamava "gazear" aula, ou "matar" ("cabular", para os mais antigos). O mesmo pode ser visto lá no fliperama do Royal Shopping. Aulas externas...