Vou fazer coro à denúncia publicada no Blog da ONG MAE, e reproduzida no Café com Pizza.

Banditismo ambiental no Rio Tibagi

De forma inesperada, flagramos o Consórcio Cruzeiro do Sul (Copel + Eletrosul) em mais um crime ambiental - e grave. Sem o menor pudor, mesmo após a decisão do juiz federal Alexei Ribeiro Alves, da 1a Vara Federal de Londrina, que determinou a paralisação das obras da Usina Hidrelétrica de Mauá (UHE) desde o dia 10 de fevereiro (houve demora de 20 dias - !!!!!!!!!!! - para intimar o réu a parar com o crime ambiental) registramos em uma incursão à comunidade de Palmital que a movimentação no canteiro de obras da UHE continuava - e de forma intensa. As imagens foram feitas perto do meio-dia do s[abado 14 de fevereiro.

I-n-a-c-r-e-d-i-t-á-v-e-l.

Espertamente, o Consórcio Cruzeiro do Sul obteve - diante da boa fé do juiz Alexei - uma autorização para executar “medidas de proteção e/ou conservativas a fim de evitar erosão, desmoronamento de terra e o assoreamento do Rio Tibagi, inclusive a construção de taludes”.

Elementar que o que encontramos eram as MESMAS perfuratrizes e alimentadores que estavam no MESMO local no dia 27 de novembro de 2008. Neste dia o Comitê de Bacia do Rio Tibagi - mais conhecido como governo travestido de órgão democrático - autorizou, depois de barrar indígenas e ribeirinhos - apenas funcionários da Sanepar, da Copel e meia dúzia de pessoas da sociedade civil - a jornalista Laila Menechino estava lá - e ainda alguns apaniguados a entrar no canteiro de obras.

Veja o vídeo gravado pelos membros da ONG no canteiro de obras: