(forte sotaque nordestino)
- Boa tarde! (eram 11 horas da manhã)
- O senhor mora neste bairro?
- Sim.
- Posso fazer uma entrevista com o senhor?
- Sobre o quê?
- Sobre a cidade!
- Ah, claro!
- Qual é o principal problema da cidade hoje em dia?
- Saúde.
- Em quem o senhor votou para prefeito no 2º turno? Bélinati ou Hauly?
Respondi.
- O senhor achou justa a cassação da candidatura (imagina ela falando essa palavra com sotaque nordestino) de Bélinati?
Respondi.
- E quem o senhor acha que foi o responsável pela cassação da candidatura? As opções eram: Barbosa, Hauly, Justiça Eleitoral, nenhum, em um disquinho.
Respondi.
- Em quem o senhor vai votar pra prefeito: Hauly ou Barbosa?
Respondi.
- Seu voto já está definido? O senhor não pensa em mudar?
Respondi.
- Quem o senhor acha que vai ganhar a eleição?
Respondi, ressalvando que em política tudo é imprevísivel.
- Qual sua idade? Sua religião? Seu grau de instrução?
Respondi todas e ela foi anotando em um palmtop.
- Obrigada. E foi saindo...
Ei, peraí, de onde você é?
- É...eu...sou do Centro Abril Pesquisas, de Piracicaba. Pode procurar na internet. Só não sei pra que candidato é, que é até bom né, senão acaba influenciando a pesquisa.
-
Ah, tá.

* * * *
Se essa pesquisa vai ser divulgada, eu não sei. Acho que não, deve ser só um indicativo interno. Mas a margem de erro deve ser grande. Em cinco anos, que trabalhei com pesquisas eleitorais, não tínhamos palmtop, nem muitos recursos. Tudo era feito à mão na Mix Pesquisas, dos meus amigos Oswaldo e Marcelo Militão. Entretanto, tomávamos o máximo cuidado com os princípios da amostragem eleitoral. Um erro que notei na entrevistadora que me abordou. Depois de me entrevistar, ela fez mais umas 8 entrevistas naquele ponto, pegando gente na rua. Isso induz ao erro, porque se deve andar pelo bairro, entrevistar pessoas em pontos diferentes. Não sei qual é o universo pesquisado, mas vamos imaginar uma pesquisa do Ibope. Claro que eles não fazem isso, mas se fizessem, imagine a distorção que seria ouvir 9 pessoas no mesmo lugar, sendo que o universo da cidade inteira é de 600 entrevistados? E não é só com 600, mas com qualquer amostragem.
* * * *
Em tempo: procurei na internet o Centro Abril Pesquisas e ele realmente existe. Gostei do slogan da empresa: DESDE 1993 ORIENTANDO NOSSOS CLIENTES A DESCONFIAR DO ÓBVIO