Estou tirando a pesquisa na lateral do blog, então vamos aos resultados e à análise dos números:
Posso fazer uma pesquisa com o senhor? Sobre a cidade...
Sim - 81%
Não - 18%
O que isso significa?
Dezoito por cento não aceitaram a explicação sobre o motivo da pesquisa (Sobre a cidade...), já desconfiando que seria um migué para chegar em outro objetivo. A pesquisa também mostra que o internauta é cortês. Os educados somam 81% não se importam em perder tempo com a pesquisa furada. E ficou faltando 1% para fechar os 100% da amostragem. Vamos considerar como indecisos.
Qual é o principal problema da cidade hoje em dia?
Segurança - 41%
Saúde - 16%
Trânsito - 16%
Emprego - 10%
Educação - 8%
Habitação - 6%
O que isso significa?
Os telespectadores do Programa do Carlos Camargo estão acessando bastante o blog, já que em primeiro lugar deu "segurança".
Donos de farmácia também estão entre os leitores, e clicaram em peso no item "saúde". Quanto menos saúde, mais remédios.
No quesito "emprego", agradeço a galera das lanhouses, pela preferência. (sempre que eu preciso ir a uma, coloco o Última Hora como Página Inicial).
A votação no item "educação" me surpreendeu. Eu acho que tem muita falta de educação na cidade.
A explicação para o item "educação" deve ser porque sou da Zona Sul, onde existem sérios problemas de moradias.
Ainda faltaram 3%, que eu vou considerar como aquela pessoa que vota em todos os quesitos juntos.
Em quem o senhor votou para prefeito no 2º turno?
Hauly - 60%;
Belinati - 39%
Esqueceu - 1%
O que isso significa?
Que o PSDB podia tentar viabilizar um projeto de realizar a votação pela internet, pois vence qualquer eleição. E que tem muita gente que não quer assumir que votou no Tio Bila. Além disso, confirma a teoria de que o eleitorado de Belinati é mais popular, e o de Hauly mais elitizado. Até o cara da lanhouse entrar no blog e ler os enunciados e votar, acabou o tempo. Melhor usá-lo pra ver o orkut e ficar no MSN.
O senhor achou justa a cassação da candidatura de Bélinati?
Sim - 66%
Não - 33%
Peraí que já te falo - 1%
O que isso significa?
Dos que votaram em Belinati, 6% consideraram justa sua cassação.
E quem o senhor acha que foi o responsável pela cassação da candidatura de Bélinati?
Justiça Eleitoral - 48%
Barbosa - 29%
Hauly - 20%
Ninguém - 1%
O que isso significa?
Quareta e oito por cento se ativeram aos fatos oficiais. Vinte e nove por cento acreditam que Barbosa foi lá, conversou ao pé do ouvido com Ayres Britto, aí decidiu passar para o lado de Belinati, arquitetando tudo para depois voltar como candidato. Vinte por cento acham que quem fez o lobby foi o Hauly. E um por cento, acham que ninguém foi responsável. De repente o processo caiu lá na mesa do Ayres Britto, ele tirou no cara ou coroa e Belinati foi impugnado. Ah, e os dois por cento que faltaram podem ser atribuídos ao próprio Belinati.
Em quem o senhor vai votar pra prefeito no novo 2º turno?Hauly - 59%
Barbosa - 40%
O que isso significa?
Confirma minha tese de que os tucanos são favoritos em qualquer eleição pela internet. Pela pesquisa, pode comprar a cerveja e a carne. Mas note que os números não fecham em 100%. Tem aí 1% que podem virar o jogo a favor de Barbosa. Como? Explico. Com 1% a mais, Barbosa teria 41%. Como a eleição será em fim de mês, muita gente viaja. Na maioria o eleitorado de Hauly. A abstenção sempre dá uns 15%, mas pode bater em 25% se somarmos esta expectativa de viagem com a abstenção proposital, de protesto. Hauly perderia uns 5%, que automaticamente reverteriam para o oponente. Ou seja, de 59% cairia para 54%. Barbosa de 41% iria para 46%. Tem também os brancos e nulos, que sempre acabam penalizando o candidato com eleitores teoricamente mais esclarecidos. Acho que aí Hauly poderia perder mais uns 4%, que, no cálculo dos votos válidos, converteriam-se em votos para Homero. Placar final: 50% a 50%. Viu o que significa 1% na eleição? (ufa, essa tese deu trabalho)
Seu voto já está definido?
Sim - 95%
Não - 4%
O que isso significa?
Fala sério, né! Precisa responder? Depois de dois turnos, entrevistas em todos os canais, propaganda no rádio, na TV, impressa, nas ruas, cartazes, adesivos de carros e carros de som, ainda perguntar se o voto está definido? Ou a pessoa espera uma resposta assim: não, se fosse hoje eu votaria neste, se fosse amanhã, no outro. Dependendo do dia que cair a eleição... Ou então: vou consultar a numerologia.
Quem o senhor acha que vai ganhar a eleição?
Hauly - 54%
Barbosa - 45%
O que isso significa?
Tá quase parecido com a matemática de duas questões atrás. Se dar palpite fosse fácil, tínhamos muitos milionários da Mega Sena. Apesar que aí é uma chance em duas possibilidades, mas quem diria isto se a pergunta no segundo turno anterior fosse: quem o senhor acha que vai assumir em 1º de janeiro?
Qual sua idade?
16 a 25 -28%
26 a 65 - 65%
Acima de 65 - 5%
O que isso significa?
Que 2% estão escondendo a idade.
Qual é a sua religião?
Católico - 32%
Evangélico - 30%
Só vai na igreja quando tem casamento - 18%
Espírita - 10%
Outra - 6%
Ateu - 5%
O que isso significa?
Religião não se discute, mas 18% confessaram que são aqueles que vão à igreja com segundas intenções.
Qual a sua escolaridade?
Superior - 57%
Segundo Grau - 21%
Analfabeto - 11%
Primeiro Grau - 9%
O que isso significa?
Curioso que um em cada 10 não sabem nem ler, mas responderam a pesquisa. Assim é que eles escolhem os políticos. Mostrou também que o entrevistador está no século passado. Agora chama-se Ensino Médio e Fundamental, em vez de 1º e 2º grau.
* * * *
Amigos, desculpem a brincadeira. Obrigado a todos que votaram. E quem achar que aí tem alguma coisa séria escrita, me mande o endereço pra eu mandar um diploma de Mané.
0 Responses to Fim da enquete: análise dos resultados
Something to say?