Um dos idealizadores da criação do Estado do Iguaçu, Edi Siliprandi, 75 anos, morreu no sábado, em São Paulo. O advogado, que chegou a ser presidente da OAB em Cascavel, também foi deputado federal, além de empresário. Era dono da Rádio Cidade, que hoje é Rádio Globo. 
O câncer no fígado foi identificado há cinco meses, mas acabou se expandindo. Na última semana o quadro de Edi foi agravado, o que fez com que o empresário procurasse na última segunda-feira (23) o Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, referência na América Latina.


Eu morava em Cascavel quando Edi Siliprandi ganhou destaque ao defender a criação do Estado do Iguaçu. Era final dos anos 80, e a região vivia uma fase braba de falta de investimentos do governo do estado. A idéia foi repudiada no resto do estado, mas em Cascavel (que se tornaria a capital do Estado do Iguaçu) foi muito bem aceita. Tanto que Siliprandi se elegeu deputado federal fácil. Na Câmara, Siliprandi apresentou um projeto de lei para a realização de um plebiscito na área do pretendido estado (oeste do PR e oeste de SC). Mas a proposição não passou pela Comissão de Constituição e Justiça e foi arquivada. Prometeu lutar e tentou. Não conseguiu, mas com certeza, depois dessa bandeira que ele levantou, os governos começaram a olhar com mais carinho para o oeste do Paraná.