Eu, que não sou tão velho, já posso dizer certas coisas que meus avós falavam. São aquelas velhas comparações que começam assim: "No meu tempo..." Exemplo:

- No meu tempo, cachorro comia o resto dos pratos e ossos. Hoje, ração.
- No meu tempo, a gente comia pipoca feita na panela. Hoje, no microondas.
- No meu tempo, posto de saúde só aplicava vacinas e não tinha fila. Hoje, faz de tudo, com muita espera.
- No meu tempo, as pessoas só iam para o hospital se estivessem muito mal ou acidentadas. Hoje, as doenças parecem estar mais severas.
- No meu tempo, a pizza era feita em casa, desde a massa ou com pão velho, ou então apenas montada em casa, com ingredientes comprados no mercado. Hoje, basta ligar.
- No meu tempo, cachorro quente era feito de pão de leite comprido, salsicha e molho de tomate. Os condimentos eram em bisnagas, à vontade. E era gostoso. Hoje o hot-dog tem bacon, milho , ervilha, alface, batata-palha, linguiça calabresa, pão de hamburguer, é esquentado em chapas. E não presta, com raras exceções. Ah, e te dão um monte de sachezinhos de condimentos.
- No meu tempo, uma coca litro dava pra todo mundo. Hoje, tem que ser uma de 2,5 litros.

- No meu tempo, festa de aniversário era na garagem de casa. O bolo era feito em casa, o salgado era pipoca, cachorro quente e um canudo cheio de maionese, sanduíche de sardinha em pão de forma, tudo feito em casa. O doces também eram caseiros. E as brincadeiras, a gente inventava na hora. Nem sempre tinha convite por escrito e ainda não existiam as "lembrancinhas".

Hoje as festas de aniversário estão muito diferentes. O local é em chácara ou salão de festas e tem que ter algo para entreter as crianças (cama elástica, recreador, piscina, etc). O bolo é encomendado, os salgadinhos se compra pelo cento. Tem até gente que frita ou aquece no local. Os doces também são encomendados e dependendo, custam muito caro, pela exclusividade das receitas.
Outro dia, minhas filhas receberam um convite com a seguinte recomendação: trazer roupa de banho e bicicleta (!) Em outra, era pra levar travesseiro e mudas de roupa. A festa começava no sábado à tarde e terminaria 24 horas depois.