Na saída de um supermercado, perto do Moringão, um homem me aborda. A aparência não era muito boa, e ele começa a falar, sendo educado:
- Com licença, senhor? Um minutinho da sua atenção, por favor?
Eu estava atravessando a rua. Pedi que continuasse falando e que me acompanhasse.
- O senhor me desculpa estar aqui falando sobre isso, eu não gosto de pedir, mas é que eu moro lá na Bratac, tô sem comida em casa, também acabou o gás...E eu queria ver se o senhor podia me arranjar pelo menos um troquinho, qualquer coisa já ajuda, só pra eu não voltar pra casa de mão vazia...
Tinha uns R$ 30 na carteira, mas dei a desculpa clássica (por ser contra dar esmolas).
- Não tenho nada aqui comigo, paguei as compras no cartão.
Aí ele ficou irado, e começou a dar lição de moral, a moral dele, lógico.
- Tá vendo. A gente vem pedir na educação e ninguém dá nem bola. Depois 'recrama' que é assaltado. Tem mais é que meter o cano na cara desses burguês fdp. Dar tiro e mandar pro inferno. Aí ó, andando de Parati, e nem pra ajudar. Vou é roubar que eu ganho mais.
Enquanto falava isto, o pedinte pôs a mão direita para trás, na linha da cintura. Parecia que ia puxar uma arma. Gelei, já do lado do carro. Pensei: esse desgraçado vai me dar um tiro.
Rapidamente, coloquei minha filha, a mochila que eu carregava e as sacolas de compra pra dentro do carro, e fiquei de olho nele, pro cara não pensar em nada. Pra minha sorte, aquela mão atrás foi só ele coçando a bunda. Parecia desarmado.
Eu ainda disse: Não posso te ajudar agora, mas já ajudei muita gente, se você quer saber...(e isso é verdade. Por ser enganado, dinheiro, eu não dou mais)
Ele retrucou: MAS EU, NÃO AJUDOU! Queria ver se eu fosse um ladrão e metesse a arma na tua cara, se você ia gostar, fdp!
Naquele momento, até pensei em dar um dinheiro pra ele, mas avaliei que isso poderia piorar as coisas. Aproveitei que um homem desceu e o pedinte foi nele, pra entrar no carro e ir embora.
Longe dele, veio o nervosismo, veio a sensação de impotência, veio o medo de morrer ou ser ferido por causa de um ladrãozinho pé-de-chinelo.
Se era um homem desesperado em conseguir ajuda pra endireitar as coisas em casa, ou se era um ladrão disfarçado de coitado, nunca vou saber. Só sei que passei a entender melhor como os crimes banais acontecem.