A informação foi publicada no blog Londripost, feito por estudantes de jornalismo da UEL. Eles publicaram uma entrevista com o suposto autor das postagens no Twitter, confessando que o perfil criado com o nome do prefeito de Londrina (http://twitter.com/barbosaneto) é falso. Veja:
========================

Entrevista exclusiva com o autor do @barbosaneto

por Vitor Oshiro

Entendendo que um trabalho jornalístico deve ouvir todos os lados de uma história, procuramos o autor do @barbosaneto para explicar os motivos que o levaram a criar um perfil falso do prefeito de Londrina.

barobosa

A entrevista foi realizada por e-mail e o autor não quis se identificar, mas falou sobre as potencialidades da internet, se teme processos judiciais e como pretende lidar com a questão. Confiram:

Londripost – Como posso te chamar?
Barbosa Fake – Barbosa Fake.

Londripost – Como surgiu este perfil do Barbosa Neto?
Barbosa Fake -Na ultima eleição a população se mostrou incapaz de enfrentar um problema antigo da cidade. Meu voto sozinho mudaria muito pouco qualquer situação. Na época eu estava começando a brincar com as informações sobre grafo social e monitoramento de palavras chaves no Twitter. Fiz uma listagem com 300 profiles de Londrina e usei uma técnica para ir seguindo esse pessoal. A intenção era de oposição ao Barbosa e ao Belinati e de “apoio” ao Hauly. O perfil do Barbosa surgiu com uma foto do mesmo usando batom rosa.

Londripost – Você tem algum objetivo ideológico, político?
Barbosa Fake -A participação no processo de escolha dos nossos representantes é minha atuação como cidadão na política. Eu já pensei em ser prefeito de Londrina mas nunca pensei que realmente teria essa oportunidade. Acho que não me adaptaria ao jogo. Essa é uma boa forma de participar/influenciar. O profile do Barbosa agora não tem mais foto de batom e tenta ser relevante justamente para aumentar o “poder” de participação.

Londripost – Você tem mais algum perfil falso?
Barbosa Fake -O do Hauly, o de algumas palavras-chave e de algumas empresas de Londrina. Não quero fingir ser quem não sou e com um DM [Direct Message] qualquer pessoa pode falar comigo para resolver qualquer situação ruim.

Londripost – Você tem medo que isto gere algum processo para você?
Barbosa Fake -Não acho que um processo seja a melhor forma de resolver esse tipo de problema. Se você é uma marca (ou um prefeito) e quer o seu nome na rede social do momento o melhor é participar e conversar. Participar é o mais importante.

Londripost – Por algum tempo você respondeu – e responde - como se fosse o prefeito realmente. Não acha que está enganando as pessoas?
Barbosa Fake -Eu percebo que engano as pessoas e isso na verdade me assusta. Mas é a realidade. As pessoas também acreditam no que está no jornal e na TV e levam a serio as revistas, o que eu posso fazer?

Londripost – Em um resposta ao Londripost, você disse que a idéia é a de que o perfil fique para o próprio prefeito. Como seria isso?
Barbosa Fake -Londrina será uma cidade melhor quando todo mundo poder falar facilmente com o prefeito. Ele vai poder chamar todo mundo para ajudar o Londrina indo nos jogos… Ele também pode usar a função de “seguir” pessoas no Twitter para analisar o que a população “quer” ou como ela “responde” aos seus atos. Esse não é um trabalho fácil, mas isso é uma idéia.

Londripost – Para finalizar, você acha que os políticos e outras autoridades deveriam utilizar estas ferramentas para se aproximar da população?
Barbosa Fake – Sim. A Internet nada mais é que uma forma de comunicação. Uma mídia assim como qualquer outra. O uso que políticos e autoridades fazem da mídia é uma via dupla onde a população passa a conhecer melhor seu representante enquanto este expressa suas idéias. Funcionaria melhor se os políticos realmente tivessem idéias. Parabéns pelo seu projeto. Conteúdo em tempo real local é cada vez mais relevante no mundo onde a web é onipresente.
============================
Acho que alguém pode se dar mal com esse tipo de brincadeira.