Recebi por e-mail...
=========================
Por que ninguém da imprensa londrinense noticiou nesta segunda-feira, dia 5/10, o assalto à mão armada que aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social da Zona Oeste, que fica no Jardim Avelino Vieira? O fato aconteceu por volta das 11:30 e os dois assaltantes, encapuzados e armados com pistolas, renderam cerca de 10 funcionários da unidade, trancaram todos no banheiro, cortaram os fios telefônicos, roubaram os pertences pessoais, celulares particulares e dinheiro, além de computadores, máquinas, telefones e outros objetos do local – quer dizer: objetos “públicos”, da Prefeitura e da Secretaria de Assistência Social.
Uma das funcionárias também teve o seu carro roubado.
Por sorte, os bandidos não fizeram nada pior fisicamente contra as vítimas, a grande maioria, mulheres. Digo “fisicamente” porque o ato do assalto, por si só, já é uma agressão moral e psicológica. Com certeza todos ali ficaram aflitos e sofreram traumas qu e certamente marcarão o resto das suas vidas.
E nada de a imprensa falar... o que é intrigante, porque eu soube que o fato foi registrado na delegacia.
Seria importante a participação da imprensa porque a comunicação de massa pode ajudar a polícia a identificar os meliantes, que são oriundos do Jardim Campos Verdes, um assentamento localizado ali perto.
O que me deixa mais triste, porém, é o comportamento amedrontado da comunidade do entorno daquele CRAS, que, segundo dizem, é atendida o dia todo com simpatia e atenção, mas que mesmo assim não retribuiu chamando a polícia no momento do ato.
Muitas vezes a unidade fica lotada de gente, mas “estranhamente”, talvez até por cumplicidade, ninguém daquela comunidade apareceu por lá nos 30 minutos do assalto. Ninguém, nem um que fosse!
Sou vizinha e muito amiga de uma funcionária de um outro CRAS, e por isso soube de detalhes desta história hoje à tarde. Ela mesmo, que não passou por isso, ficou assustada pela ousadia dos ladrões e sentiu muito pelo sofrimento das colegas, por isso estou relatando a vocês o acontecido. Fiquei indignada, acho que o ocorrido não pode passar em branco.
Senhoras autoridades: aquele local, assim como as outras unidades de atendimento social da cidade, precisam de segurança URGENTE! Estes postos dos CRAS não têm nenhum segurança, os funcionários ficam a mercê dos bandidos, trabalham amedrontados e não têm qualquer apoio em segurança e em infra-estrutura. Será que a Guarda Municipal vai resolver?
Por favor, vocês das rádios, jornais e tevês, ajudem divulgando e chamando a atenção das autoridades!

Muito Grata,

Maria Aparecida Cardoso, microempresária, moradora do Vivi Xavier.