Estou muito ansioso para ver o último GreNal do ano. Inicialmente estava meio receoso com esse jogo, mas uma análise do Mateus Reck, no Blog do torcedor colorado, convenceu-me que é verdade. Um GreNal não é um jogo qualquer. No campeonato gaúcho, às vezes os times só se encontram na final. E sempre causa alguma consequência.
No brasileiro, é um jogo que representa muito para os dois lados. É o jogo que dá moral para o vencedor e abre uma crise no perdedor. Neste ano, foi depois de uma derrota que Celso Roth deixou o Grêmio. O Inter podia ter feito o mesmo com Tite, na derrota sofrida no primeiro turno, mas segurou o "gremista infiltrado" e os maus resultados persistiram até ficar uma situação insustentável. A sorte do Inter é que o acaso está conspirando a favor, e o líder não conseguiu se distanciar.
Mas eu dizia, um GreNal é sempre um divisor de águas. Por isto o jogo deste domingo é fundamental para as duas equipes no restante do campeonato. Para o Inter, vencer representa ganhar confiança, chegar de vez no líder e brigar pelo título. Perder, significa uma humilhação que vai desanimar o grupo e permanecer no G4 ficará muito difícil.
Para o Grêmio, uma derrota sepulta as esperanças de continuar sonhando com o caneco. Vencer, no Beira-Rio, seria uma baita moral para encaixar uma sequência de vitorias rumo à ponta. O Grêmio tem time e técnico pra isso.
E o empate é ruim para os dois, é como patinar por mais uma rodada, podendo perder posições na tabela. O que aliás, já aconteceu, com a vitória do Atlético - MG sobre o Vitória. Agora o galo é o vice-líder, a 1 ponto do Palmeiras, que já jogou nesta rodada.

Vai ser um duelo interessante, entre os dois melhores ataques do campeonato. E que vença o melhor Inter!