Passei bem longe do legislativo, mas acompanhei o que a TV e os colegas blogueiros deram sobre a volta do recesso na Câmara de Londrina. Foi um dia interessante. Histórico, como definiu André Guimarães.
Foi a volta de Rodrigo Gouvea. Mesmo com tantas denúncias - ele é alvo de seis investigações no MP - imagino como esta volta tenha sido saborosa pra ele. Tá, ele foi vaiado quando retornou ao plenário. Mas por uma claque mais que partidária, com faixas bem caprichadas para os populares que lá estavam, como conta Renato Christopher, do Café com Pizza.
Tive a oportunidade de ler o despacho do TJ que determinou a volta dele ao cargo de vereador. O desembargador do Tribunal de Justiça considerou que a denúncia se extinguiu depois que o engenheiro Maurício Costa desdisse o que havia dito no Ministério Público. No início ele fez um auê dizendo que Rodrigo Gouvea tinha pedido propina para votar favorável no projeto que autorizava a construção das casas do Programa Minha Casa, Minha Vida em Londrina. Coincidência ou não Costa sumiu depois disso. Não graviou entrevista com ninguém para falar desse segundo depoimento depois da meleca que deu.
Lembro da primeira coletiva de Rodrigo Gouvea sobre todo o episódio em que ele disse isso à imprensa.
Por isso, mesmo aos gritos de "ladrão" e "corrupto", Rodrigo Gouvea apresentava um semblante bem mais tranquilo do que o daquele sujeito acuado por tantas denúncias sem saber direito como se defender.

E outra coisa que me surpreendeu. O próprio Gouvea defendeu a abertura da Comissão Processante. “Paguei com a minha liberdade e com a dor da minha família por fatos que não cometi. Prefiro ser investigado do que ser acusado”, declarou ao JL. Se falou de coração ou "jogou pra torcida", não sei. Mas foi uma declaração muito feliz.
A Comissão Processante vai investigar as denúncias pelos próximos 90 dias. No que vai dar, ninguém sabe. Mas tomara que TODAS as supostas irregularidades sejam apuradas. Doa a quem doer.