Ontem de manhã estive na Prefeitura de Londrina. Mais precisamente na Praça de Atendimento do IPTU. Cheguei antes da abertura, às 8:30. Tinha umas 50 pessoas na minha frente, na fila da senha. Quando finalmente chega minha vez de pegar o número: 24!
Sempre achei uma besteira esse sarcasmo que existe em torno do 24. No jogo do bicho, o 24 é o grupo do Veado. Toda vez que ouço alguém falar de 24 com ironia, acho uma bobagem. Tem até aqueles que, quando querem menosprezar a masculinidade do outro já vai logo chamando - "Ô 24!" Como vamos dar tanto crédito ao jogo do bicho, uma contravenção! Mas isso está na cultura popular, fazer o quê?
Retomando. Quando o atendente me deu o papelzinho da senha, vi o número, e ele me olhou com um sorrisinho maroto. Ou ele era um 24, ou tava tirando onda da minha cara. Tudo bem.
Sentei-me e comecei a observar. Olhei pra todos os atendentes e escolhi o guichê que queria ser atendido e o que não queria. Sempre faço isso. E sempre dá o efeito contrário. Quando precisava descontar cheque num banco, duas vezes por mês, eu fazia de tudo pra não cair na mulher do guichê 4. Era muito xarope, implicava com tudo. Caxias, exigia todos os documentos da burocracia bancária. Sempre na minha vez, caía com ela. Uma vez, ela estava no caixa dos aposentados e pensei: "Hoje escapei dessa bruaca". Bem na minha vez, liberou o caixa dela e não tinha mais nenhum idoso pra atender. Aí ela chamou da fila geral: "Próximo!".
Retomando. Na prefeitura, escolhi meu guichê e fiquei esperando. De repente, uma mulher que estava sendo atendida no setor de ISS, começa a falar mais alto que o normal:
- ISSO AQUI TÁ UMA VERGONHA. UMA FILA, UMA DEMORA, E AGORA VOCÊ NÃO RESOLVE MEU PROBLEMA? ESTE ATENDIMENTO É UMA PORCARIA! PELAMORDEDEUS!!
- Mas senhora, está escrito aí no boleto. Não é aqui que resolve isso.
Ela viu que estava errada mas não perdeu a pose.
- AH, MAS NINGUÉM RESOLVE NADA. É UMA VERGONHA!
E saiu pisando forte. Ali percebi que os funcionários têm que ter um preparo psicológico grande pra não mandar a pessoa pra PQP.
Eu já estava ficando impaciente com a demora, apesar que aquele dia não estava demorando. Mas a sensação era a de que demorava uma eternidade, pois os aposentados eram atendidos com maior rapidez.
Havia passado um pouco mais de uma hora quando fui chamado. Ainda bem que pelo painel eletrônico. Já pensou o funcionário chamando?
- 24!
- O 24 tá aí?
- 24!
- EEEEEuuuuuuu! Aquiiiiii....
....
Aquele guichê que eu tinha escolhido chamou a senha 23. O que eu não queria me chamou. Mas tive um ótimo atendimento, muito rápido e atencioso.