Numa dessas andanças pela web, peguei um vírus poderoso. Desconfio que foi num dia que instalei uma porcaria de um programa que descobre arquivos duplicados. Ele sugere apagar a cópia e diz manter o original, liberando espaço no HD. Fazendo isto, acabei danando meu antivírus, abrindo as portas para as pragas virtuais.
Instalou-se no computador um vírus chamado WIN32/VIRUT.NBP. É de difícil remoção, pois ele se instala nos arquivos executáveis (.exe) e vai afetando todos os componentes de funcionamento do Windows. E pior: ele impede que você instale outros antivírus, o que dá margem para a entrada de outras pragas como trojans e spywares.
Passei a semana pesquisando, tive que reinstalar o Windows duas vezes, até que consegui instalar o NOD32 4.0, um bom antivírus que apontou que a origem do problema era o vírus citado acima. Mesmo que não conseguisse removê-lo completamente, pelo menos eu já sabia o que combater, pois até então ainda tentava descobrir porque o computador estava lento e dando aqueles bugs de funcionamento.
Antes de ter que levar em uma assitência técnica, faço isso. Pesquisei em fóruns como o Clube do Hardware, Baboo e Linha Defensiva. Num deles, encontrei a solução para meu problema. É o software Norman (gratuito na versão home), um antivírus especialista em vírus difíceis. Ele pegou o danado e outros, e tudo voltou ao normal.