Oden, Aldridge e Roy veem um promissor futuro pela frenne
Oden, Aldridge e Roy veem um promissor futuro pela frente

08/09: Durante a temporada regular o Blazers parecia a única equipe do oeste capaz de fazer frente para o Lakers nos playoffs. Após perder os dois primeiros encontros para o time de LA (inclusive na abertura da temporada), Portland mostrou consistência e venceu os outros dois jogos, um deles o maiúsculo triunfo de 111 a 94. Porém, na pós-temporada Houston roubou o mando de quadra logo na primeira partida e o fez valer até o fim da série, tornando-se assim o adversário do Lakers nas semifinais do oeste.

Entra: Andre Miller (PHI), Juwan Howard (CHA), Dante Cunningham (Draft), Jeff Pendergraph (Draft)

Sai: Sergio Rodriguez (SAC), Channing Frye (PHO)

Titulares: Andre Miller, Nicolas Batum, Brandon Roy, LaMarcus Aldridge, Joel Przybilla (Greg Oden)

Miller chega para organizar o Blazers

Miller chega para organizar o Blazers

Análise: A equipe liderada por Brandon Roy e LaMarcus Aldridge tem apresentando uma impressionante evolução. Desde que a dupla foi seleciona no draft de 2006, o Portland está em plena ascensão, tendo alcançado os playoffs pela primeira vez na última temporada.O Blazers tem uma equipe bastante completa. Roy indica que em breve será um jogador de primeira grandeza na liga, é um ótimo cestinha, capaz de anotar pontos tanto com arremessos de fora do garrafão como em penetrações, é ótimo marcador, sabe passar a bola e já provou ter capacidade de decidir partidas. Aldridge complementa Roy muito bem, se tem suas dificuldades de marcar os melhores alas de força da liga, compensa com um repertório extenso no ataque, com chute confiável de média distância e ótimo post-up.

Auxiliando a jovem dupla há um belo elenco. O combo de pivôs Joel Przybilla e Greg Oden é excelente defensivamente (apesar de Oden ser uma máquina de faltas), somados os dois fazem 14,4 pontos e pegam 15,7 rebotes, o desempenho de ambos (que nunca ficam juntos em quadra) equivale ao de um pivô de elite. O espanhol Rudy Fernandez tem pontaria certeira nos tiros de três e seu arsenal ofensivo vindo do banco é bastante proveitoso. O mesmo pode se dizer de Travis Outlaw, que vindo da reserva dá um novo gás à equipe.

O ponto fraco da equipe do ano passado era o armador principal, Steve Blake. Para essa temporada, o experiente Andre Miller foi trazido de Philadelphia com a incumbência de organizar o ataque, tarefa que ao longo da carreira já demonstrou ser capaz de realizar.

O Blazers está ainda mais forte, e uma boa temporada pode ser esperada. A questão, porém, é se a evolução da equipe será capaz de fazer frente às duas grandes potências do oeste, Lakers e Spurs. Para bater essas duas equipes, Portland precisa que Roy alcance o nível dos melhores de sua posição, Aldridge tem que continuar evoluindo e Oden precisa corresponder às expectativas que o fizeram ser escolhido na primeira posição do draft de 2007 e dominar o garrafão nos dois lados da quadra. Esse ainda não é o ano do Blazers, mas um futuro brilhante pode ser visto no horizonte.

Gustavo Mesa/ NBA Blog

* * *

Pré-temporada: 4 vitórias e 4 derrotas. Estreia hoje contra o Houston.