Li no Bonde e depois no blog do Jorge Junior uma notícia que me deixou com a pulga atrás da orelha. A de que o armador Leandrinho, do Phoenix Suns da NBA, viria para o Brasil para disputar os playoffs pelo Campos do Conde/Sercomtel/Londrina. Em ambos, a fonte é o próprio técnico do Londrina, Ênio Vecchi, que teria confirmado a notícia por telefone.
Torço muito para que isso se concretize, porém, pouco colabora para que isso se torne realidade.
1 - O prazo para a inscrição de novos atletas já se encerrou com o fim do primeiro turno, conforme o artigo 20, letra e do regulamento do NBB:
Os clubes que não se utilizarem do limite máximo de inscrições poderão completar sua lista de atletas, até o último dia útil antes da data prevista para o final do primeiro turno da fase de classificação, não sendo consideradas, para este fim, partidas adiadas para data posterior, seja qual for o motivo. É necessário que a Federação ateste a vinculação dos atletas com os clubes.
Acho difícil os clubes concordarem com uma mudança da regra com o campeonato em andamento.

2 - Leandrinho não estará liberado, como atestou a notícia, a menos que seja dispensado do Suns, o que não acredito. Os playoffs do NBB começam em meados de abril, mesma época dos playoffs da NBA. E o Phoenix deve se classificar. Faltando 19 jogos para o fim da temporada regular, o time do Arizona é o quinto da conferência oeste.

3 - Leandrinho está em má fase na temporada. Jogou 29 dos 65 jogos. Teve três contusões e tem jogado uma média de 19 minutos por partida, anotando 10 pontos por partida. Claro, no time do Londrina a realidade seria completamente diferente, sobraria em quadra. Mas o que não creio que aconteça é Leandrinho sair dos Estados Unidos, mesmo que temporariamente estando em má fase. Isso seria ruim para a renovação do contrato, e ele poderia entrar como moeda de troca por escolhas no draft ou em pacotes por outros jogadores, podendo parar em times bem piores que o Suns, como Golden State, Minesotta e New Jersey.

Enfim, acho que existe pelo menos uma possibilidade, senão não anunciariam assim. Talvez seja plano do Suns dar ritmo de jogo a Leandrinho numa liga mais leve, como o NBB, depois de tantas contusões. Mas é mais fácil disso acontecer lá mesmo nos Estados Unidos, já que são mais jogos e o Suns não está tão bem de reservas para Steve Nash.

Torço para que aconteça, embora desconfie que isso se torne real. Vamos aguardar.