Para o Orlando Magic o jogo 4 da série final do Leste era: "Win or go home". E o Magic entrou como se fosse outro time diante do Boston. Dwight Howard jogou o que se espera dele. Foi um gigante. Marcou 32 pontos, pegou 16 rebotes (5 ofensivos) e deu 4 tocos. Mais do que números, D-12 fez seus pontos, pegou seus rebotes em momentos decisivos, empurrando pra dentro a bola que teimava em tocar no aro.



Outro que teve participação fundamental foi o contestado armador Jameer Nelson. Foram 23 pontos, mas por pouco Jameer não sai de quadra como vilão. Já explico.
O Orlando Magic entrou com muita vontade de sobreviver e foi pra cima em pleno TD Garden. Ficou na frente no primeiro quarto (31-26). No segundo quarto, administrando faltas, Stan Van Gundy pôs os reservas em quadra e a produção caiu um pouco. O Boston recuperou um pontinho, mas virou atrás: 51 a 47.
No terceiro quarto parecia que a maionese ia desandar, com a reação do Boston. O time de Massachussets jogava melhor. Recuperou mais 5 pontos, passou à frente, com destaque para o gordinho Glenn Davis, um monstro na defesa.

Paul Pierce quase não saiu de quadra e foi o cestinha da partida com 32 pontos, ao lado de Dwight Howard.
O quarto período começou com o Boston 1 ponto na frente. Foi eletrizante, muito nervoso, marcado pelos erros dos dois lados e bolas sensacionais. O Orlando acertou mais bolas de 3 pontos que nos outros 3 jogos. Foram 10 acertos, com J.J. Redick, Jameer Nelson e até Rashard Lewis, especialista nesta distância, mas que vinha apagado na série contra o Celtics. Lewis resolveu aparecer e guardou 13 pontos. Pelo Boston, Ray Allen jogou daquele jeito que dá raiva, acertando tudo nos momentos decisivos. Era lá e cá, e eu torcendo pelo Orlando.
A 1:16 do fim, o Boston empatou. Um minuto antes, perdia por 7 pontos. O Magic tinha a posse de bola, gastou o tempo mas Jameer Nelson perdeu a laranja pra Rondo. Na sequência, o Boston perdeu seu ataque e o Orlando tinha 24 segundos pra converter uma bola e garantir a vitória. De novo a bola estava com Jameer Nelson, que tentou um arremesso muito marcado e errou, a 11 segundos do fim. Lembram que disse que o armador quase saiu como vilão? Por isso. O Boston tinha 16 segundos e a posse de bola. Jogo empatado e um monte de bons arremessadores. Uma bola dentro e seria o fim para o Magic e o Boston na final. O time se fechou e provocou o erro de Paul Pierce e o jogo foi pra prorrogação, 86 a 86, a primeira da pós-temporada.
No tempo extra, as duas equipes exibiam todo o cansaço da intensa batalha. Os primeiros pontos só foram sair na metade da prorrogação. Foi aí que voltou a brilhar a estrela de Jameer Nelson. Ele acertou duas de 3 pontos seguidas, desestabilizando completamente o Celtics.


O Orlando fez 10 pontos, contra 6 do Boston e, enfim, venceu a primeira na série. Final: 96 a 92. Evitou os 4 a 0, ou a "varrida", como dizem os americanos. O próximo jogo é quarta-feira de volta a Orlando.

O Magic luta pra quebrar um tabu. Nunca na história da NBA um time saiu de 3 a 0 e virou a série. Se for pra manter a escrita, que seja no jogo 7. Quanto mais NBA, melhor.
Merecem destaque:
A roubada e finalização de Ray Allen


A ponte aérea de Dwight Howard

O block de Dwight Howard em Rajon Rondo

A cravada da noite foi de Paul Pierce, ele que não é muito de fazer este lance