Foi muito difícil, eu nem acreditava mais. O Lakers fez uma partida muito irregular e deu pinta de que iria perder em casa na finalíssima da NBA. Kobe mal. Gasol desperdiçando lances livres. Fisher discreto. Odom idem. Bynum baleado. Enquanto isso, o Boston parecia bem à vontade. O 1º tempo foi assim. O Boston acertando mais, jogando mais coletivamente. Fecho o 1º quarto por 23 a 14 e cedeu 3 pontos ao Lakers no 2º. O primeiro tempo ficou em 40 a 34, placar baixíssimo pra uma final. O Lakers, que errava bem mais, só não ficou mais atrás por conta dos rebotes ofensivos. Foram 23 em todo o jogo.

No 2º tempo, o Boston seguia preocupando, mas o jogo já era outro. Os erros passaram também para o lado verde, aí passou a ser uma disputa de quem desperdiçava menos bolas. Poucos lances espetaculares neste momento da partida. Quem se destacou foi Lamar Odom, que quebrou a defesa do Boston com infiltrações rápidas pelas laterais. Uma alternativa que foi carregando o adversário de faltas e liberou Kobe e Gasol, que vinham sofrendo marcação até tripla. Ele fez só 7 pontos, mas foi quem deu outro ritmo ao Lakers enquanto Kobe não resolvia jogar.
Foi uma peça importante para o time de L.A. vencer o 3º período e entrar confiante para o 4º quarto, que começou com o Lakers 4 pontos atrás.
No último período, o Boston já estava desfigurado. Paul Pierce que vinha bem, desapareceu. Kevin Garnett, que também equilibrava a disputa com Pau Gasol, rendeu-se a ele. Allen com aproveiameto baixo. Rondo já não apresentava a mesma inspiração. Dos 6 que pontuaram, só Glen Davis não chegou a dois dígitos. Só que o Lakers dominava os rebotes na defesa e no ataque. E quem lidera neste fundamento tem grande chance de sair vitorioso. O Lakers pegou 13 a mais, e pra piorar, Kobe acordou. Marcou 10 pontos no último quarto e saiu de quadra com 23. O segundo cestinha do Lakers foi talvez o mais importante jogador em quadra: Ron Artest, que é mais reconhecido como defensor, anotou 20 pontos, bem distribuídos durante a partida. A exemplo de Kobe, Gasol foi outro que jogou com mais intensidade no fim do jogo. Saiu de quadra com 19 pontos e 18 rebotes. Ajudou decisivamente o Lakers a chegar à vitória por 83 a 79 e a mais um titulo, o 16º da franquia e o 3º em cima do Boston, devolvendo a derrota sofrida há 2 anos.

Merecem destaque:
A ponte aérea Gasol-Kobe

A ponte aérea Rondo-Garnett