O Los Angeles Lakers fez uma partida perfeita. Fechou a defesa e intimidou os grandes pontuadores do Boston, que fizeram atuações apenas discretas. Entre os "Fab Four", todos fizeram scores de dois dígitos, mas em meio a muitos erros. Rajon Rondo não lembrou em nada aquele armador fabuloso e saiu de quadra com 13 pontos. Normalmente faria o dobro. Kevin Garnett fez 16, mas foi completamente anulado pela marcação de Pau Gasol, inclusive perdeu na disputa dos rebotes. Pegou apenas 4, contra 14 do espanhol. Ray Allen sofreu com as faltas e isso prejudicou seu jogo. Foram só 12 pontos e nenhuma bola de 3 pontos convertida. O melhor do Boston foi Paul Pierce, que também jogou aquém do normal, mas garantiu 24 pontos, metade deles em lances livres.
Já o Lakers entrou bem focado no jogo. Até com uma estratégia que confundiu o adversário no início. Reservas como Farmar e Vujavic entraram em quadra já no primeiro quarto. Kobe Bryant jogou alguns minutos como ala. Uma esperteza de Phil Jackson que deu certo. O Lakers venceu o primeiro tempo por 50 a 41. Ampliou a vantagem no terceiro quarto e chegou a abrir 20 pontos, com uma atuação perfeita de Kobe.


Foram 14 pontos só neste período e 30 no jogo todo. O Boston só conseguiu jogar melhor no quarto quarto, mas o Lakers já estava administrando o resultado. Final: 102 a 89.
Resumo da partida:

Diz a lenda que quando Phil Jackson vence o primeiro jogo de uma série, ele não perde o confronto. Isto aconteceu pela 47a. vez e nunca houve o contrário. Ou o Boston quebra esse tabu, ou o título será do Lakers.
Merecem destaque:
A assistência de Rondo para Tony Allen

A ponte aérea Fisher-Kobe