Isso é normal quando acontece a eliminação da seleção brasileira em copas do mundo. A primeira coisa que vem à boca dos comentaristas, que depois começa a ser replicado pelo povão, é chamar o técnico de BURRO. Em seguida, chargistas fazem desenhos gozando a eliminação. O técnico, o jogador que "entregou o ouro", o destaque que não produziu conforme o esperado.
Na Copa da África, Dunga será massacrado pela mídia, que já está falando que ele deveria ter mexido no time antes da expulsão do Felipe Melo, que deveria ter colocado Nilmar antes, tirado Luiz Fabiano antes, etc...Aliás, agora a mída vai desembuchar as mágoas sobre o tratamento que Dunga deu à imprensa durante a Copa e até questionar os critérios da convocação. A ausência de Ganso na seleção certamente será citada.
Felipe Melo vai ganhar o título que foi de Toninho Cerezo em 82, Zico em 86, Dunga em 90, Ronaldo em 98 e Roberto Carlos e seu meiáo em 2006. É o culpado (segundo os analistas) por ter atrapalhado Júlio César no lance do primeiro gol holandês, e prejudicou o time na expulsão, o que concordo. O passe genial que ele deu para Robinho fazer 1 a 0, já foi esquecido.
E para evitar esse massacre, o goleiro Júlio Cesar já assumiu parte da culpa. Mas vai ver ser nome ser mencionado ainda muitas vezes.
Até aqui é o que você vai ver e já está vendo nos canais de televisão. Uma ressalva à análise do Datena: "Perderam todos". Concordo plenamente.
=============================
Agora vem a minha análise da eliminação do Brasil. Jogou melhor no primeiro tempo, porque marcou bem o time da Holanda. No intervalo, o técnico holandês arrumou o time e o Brasil se acorvadou no comodismo da vitória parcial. A Holanda jogou mais, bem melhor. Sneider desequilibrou.
Chegou ao primeiro gol porque estava agredindo mais o time brasileiro. Julio Cesar falhou na saída do gol, mas a defesa estava mal postada. No segundo gol, também obtido porque a Holanda pressionava mais, a defesa brasileira ficou olhando, depois que o atacante holandês deu um toquinho de cabeça pra trás e desmontou o sistema defensivo. Julio César, o melhor goleiro do mundo (disseram isso e ele acreditou), ficou só olhando.
No segundo tempo, ninguém jogou nada no time brasileiro, e Felipe Melo ainda foi expulso.
Agora eu pergunto: qual a culpa de Dunga no resultado? Poderia ter mexido antes? Poderia. Mas não foi o que determinou o resultado. Deveria prever que Felipe Melo seria expulso, e por isto deveria tirá-lo? Se pensasse assim, nem o deveria ter escalado. Felipe foi irresponsável e justamente expulso porque foi desleal no lance.
Quero deixar claro que, pra mim, Dunga não é BURRO. Talvez seu maior erro seja ter confiado demais em Kaká. Mas fez o possível para motivar os jogadores e levou a Seleção longe pelo que produziu em campo. Suas vitórias nos amistosos, o primeiro lugar nas eliminatórias, os títulos da Copa América e da Copa das Confederações foram pelo ralo. Começa um novo ciclo na seleção.
Foto: globoesporte.com