O delegado de Pontal do Paraná, José Antonio Zuba de Oliva, foi assassinado na manhã desta terça-feira (24), durante uma abordagem policial. De acordo com informações da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), o delegado e sua equipe foram recebidos a tiros em um camping da cidade.

Segundo informações repassadas pela Delegacia de Polícia Civil de Pontal, o delegado Zuba saiu da delegacia, por volta de 9h40, acompanhado de duas investigadoras de polícia e um homem que era um colaborador da polícia local. Eles foram averiguar uma denúncia de que havia homens armados em um camping da cidade.De acordo com a Sesp, dois policiais foram rendidos e Zuba e o informante foram atingidos pelos tiros. Esse homem, que não teve a identidade divulgada, está gravemente ferido.

Leia mais na Gazeta do Povo.
* * *
Fiquei amigo do delegado Zuba nas inúmeras vezes em que o entrevistei enquanto ele era responsável pelo 2º distrito policial, que tinha a cadeia mais problemática de Londrina. Conquistei a simpatia do "Dr. Zuba" quando fiz uma matéria sobre uma boa ideia dele para evitar as fugas no 2º DP: fez um canil em volta do presídio e colocou alguns de seus cães da raça Pastor Alemão. Ele gostou da matéria e sempre me tratou bem. Costumava tratar a imprensa à distância, porque via de regra recebia críticas.
Tinha temperamento forte e saiu após denúncias de extorsão. Ficou uns tempos afastado da polícia e andou sumido. Sempre o encontrava na padaria. Em Londrina, ele morava no meu bairro. E sempre que conversávamos, ele reclamava de que havia sido vítima de injustiça. E que ia dar a volta por cima. Quando voltou, foi pulando de cidade em cidade, e ultimamente estava no litoral. A matéria da Gazeta, lincada acima, mostra que ele estava responsável por investigações importantes. Merece o nosso respeito por ter perdido a vida no cumprimento do dever.
Foto: perfil dele no Sonico
Update:
A matéria sobre o assassinato, hoje no ParanáTV 2ª edição: