Dirk e o Mavs não conseguiram passar pelo Nuggets nos playoffs

Dirk e o Mavs não conseguiram passar pelo Nuggets nos playoffs

08/09: O Dallas Mavericks terminou a temporada regular com 50 vitórias e 32 derrotas, garantindo a sexta posição do Oeste para os playoffs. Na primeira rodada, bateu em cinco jogos num San Antonio Spurs sem Manu Ginobili e com Duncan baleado. Foi eliminado na semifinal de conferência pelo Denver Nuggets também em cinco jogos.

Como a maior parte das principais equipes da NBA, o Mavs também sofreu com lesões – a de Josh Howard, especificamente, que perdeu 30 jogos durante o ano.

Entra: Shawn Marion (TOR), Drew Gooden (SAS), Tim Thomas (CHI), Quinton Ross (MEM), Kris Humphries (TOR), Rodrigue Beaubois (Draft)

Sai: Brandon Bass (ORL), Ryan Hollins (MIN), Antoine Wright (TOR), Devean George (GSW), Jerry Stackhouse (Dispensado)

Titulares: Jason Kidd, Josh Howard, Shawn Marion, Dirk Nowitzki, Erick Dampier

Análise: como de costume, a offseason de Dallas foi bastante movimentada. Apesar de todas as contratações, a deficiência principal do Mavs não foi resolvida: falta uma presença imponente no garrafão. Dirk tem o tamanho, mas não o cacoete para agüentar o tranco. O pivô titular, Erick Dampier, deve ser o campeão do You Tube de enterradas na cara, é basicamente uma máquina de faltas sem velocidade e sem ataque (e com um contrato de US$ 11 milhões!).

O Dallas tentou contratar Marcin Gortat junto ao Magic. O pivô polonês aceitou a proposta, porém Orlando a igualou, e de quebra ainda roubou Bass do Mavs, debilitando ainda mais o garrafão do time. Marion, Thomas e Gooden, todos alas de força, chegaram, mas nenhum deles tem a capacidade de fazer frente a forças como Howard, Gasol e Duncan.

A equipe de Dallas melhorou, sem dúvida. Agora há mais talento. Kidd, apesar da idade, organiza o time de maneira única, Dirk Nowitzki é quase imarcável com seu tamanho e habilidade nos chutes de longa distância, Jason Terry é um ótimo cestinha saindo do banco e Howard, se recuperar a antiga forma, é uma bela opção ofensiva pela ala. O time já era bom, e está com qualidade superior, mas a falta de dureza no garrafão ainda deixa a equipe abaixo das grandes potências da NBA, que se tornaram ainda mais fortes nessa temporada.

Gustavo Mesa

* * *

Pré-temporada: 5 vitórias e 2 derrotas. Estreia hoje contra o Wizards.