Arenas atuou 15 vezes em 2 anos, como será seu retorno de lesão?

Arenas atuou 15 vezes em 2 anos, como será seu retorno de lesão?

08/09: As lesões afundaram a temporada do Washington Wizards. Começando pela de seu principal astro, Gilbert Arenas, que atuou em apenas duas partidas durante todo o ano. Caron Butler perdeu 15 jogos, DeShawn Stevenson ficou de fora de 50, Brendan Haywood só atuou seis vezes, e por aí vai…

O time já não era nenhum fenômeno, sem seu principal atleta e com vários titulares contundidos não era possível sequer cogitar uma temporada vitoriosa. Com somente 19 triunfos, o Wizards ficou com a lanterna da Divisão Sudeste.

Entra: Mike Miller (MIN), Randy Foye (MIN), Fabricio Oberto (SAS)

Sai: Etan Thomas (OKC), Darius Songaila (NOH), Oleksiy Pecherov (MIN)

Titulares: Gilbert Arenas, DeShawn Stevenson, Caron Butler, Antawn Jamison, Brendan Haywood

Análise: A diretoria do Wizards não quis esperar para renovar a equipe e pensou em reforçar-se para vencer agora. A base Arenas, Butler e Jamison foi mantida, e o time foi buscar o experiente ala Mike Miller e o explosivo armador Randy Foye em Minnesota.

Miller e Foye agora estão em Washington

Miller e Foye agora estão em Washington

Com ou sem as contratações, o que Washington realmente quer é ver seu principal atleta com condições de jogo. Arenas participou somente de 15 partidas em dois anos e, para que a temporada seja pelo menos razoável, é fundamental que o armador esteja em quadra.

A equipe da capital tem um excelente plantel ofensivo no perímetro, Arenas é um cestinha nato e sabe como pontuar de praticamente todas as formas, Mike Miller é exímio nos chutes de longa distância e é um belo passador, Caron Butler e Antawn Jamison são bons e experientes jogadores e Randy Foye deve ser uma boa opção para manter o ataque pontuando quando sair do banco. O time melhorou, sem dúvida, mas ainda há um ponto crítico na equipe: o garrafão.

Washington não possui nenhum bom pivô. Não é possível contar mais com Haywood, se nem em seus tempos áureos ele foi um bom jogador, agora, com as constantes lesões, não exerce força alguma sob a cesta. Os jovens Andray Blatche e JaVale McGee são as apostas da franquia para assumir a posição, Blatche, porém, é um ala de força que marca mal e joga improvisado como um 5, McGee, entrando em sua segunda temporada, tem potencial, mas ainda é inexperiente e não tem condições de parar nenhum dos grandes pivôs da liga. Para piorar, o ala de força titular, Jamison, é baixo para a posição com apenas 2,06m.

Para vencer, Washington precisa que seus arremessadores chutem em altas porcentagens para superar a falta de rebotes e segundas opções que o decréscimo de tamanho trará ao time. O Wizards chegará aos playoffs, mas é difícil imaginar que passe da primeira rodada, principalmente sem enfrentar Howard e companhia, Garnett e companhia ou Shaq e companhia.

Gustavo Mesa

* * *

Pré-temporada: 4 vitórias e 4 derrotas. Estreia hoje contra o Dallas.