Dos três times que poderiam ser eliminados nesta terça-feira, dois não conseguiram escapar da degola. O Miami Heat, perdendo por 3-1, tinha a dura missão de vencer em Boston para manter-se vivo. Não conseguiu. Mesmo com os 31 pontos de Dwayne Wade, não foi suficiente. O Boston acompanhou de perto. Além do trio de ferro, Kevin Garnet, Paul Pierce e Ray Allen, o Celtics contou com mais uma bela apresentação do armador Rajon Rondo. Final: 96 a 86, 4 a 1 na série. Com o resultado, fica definida a primeira semifinal. Boston x Cleveland, que hoje passou pelo Chicago Bulls. (leia mais logo abaixo).


O Cleveland jogava em casa para garantir sua classificação. Mas pegou um Chicago muito deerminado a permanecer. Um time que lutou até o fim, não se entregou. Derrick Rose foi mais uma vez o destaque, com 31 pontos. LeBron James apenas 19. Mas a pontuação mais baixa teve suas razões. LeBron foi mais importante na defesa e armação. Pegou 10 rebotes e deu 9 assistências. Quase um triple-double. O CAvs só conseguiu vencer na última bola, graças a erros do Chicago. Final: 96 a 94, 4 a 1 na série.

E o San Antonio pensei que ia fazer uma daquelas partidas heróicas e voltar de Dallas classificado. Que nada. O time errou demais, e ainda pegou o Dallas com a mão calibrada. Vitória fácil. Final: 103 a 81. Spurs 3 a 2 na série e próximo jogo em San Antonio.

O que disse do San Antonio se aplica ao Oklahoma City Thunder. Expectativa justificada pelas últimas duas partidas. Até nas derrotas para o Lakers o OKC lutou bastante. Mas não. Foi um passeio dos amarelinhos. Nem Kevin Durant conseguiu jogar. Foram só 17 pontos, uma de suas menores pontuações no campeonato. Final: 111 a 87.