Chegou o momento da decisão. Boston Celtics e Orlando Magic começaram a decidir o título da Conferência Leste pelo direito de fazer a superfinal contra o vencedor de Lakers e Phoenix Suns. Dono da melhor campanha, o Magic saiu com a vantagem de quadra. Os dois primeiros jogos são em casa, mas o Boston tratou de reverter essa vantagem logo na primeira partida.
O técnico Doc Rivers, um dos melhores da NBA na minha opinião, armou uma defesa firme em cima de Dwight Howard, pivôzão dominante no garrafão que é superdifícil de ser marcado. Deu resultado. Kevin Garnett, Rasheed Wallace e Kendrick Perkins, os mais altos do Boston, se revezaram nesta missão e freiaram o Superman, que terminou com 13 pontos e 12 rebotes.
No ataque, um bombardeio de Rajon Rondo e Ray Allen, que levaram o Boston a estar sempre na frente. Além de Paul Pierce, marrento mas eficiente.


O Boston venceu o 1º tempo por 41 a 32 e seguiu folgado até meados do 4º quarto. A diferença que chegou a 20 pontos, caiu a 2, graça a um melhor desempenho do Magic no quarto final (30-18). O Orlando que estava praticamente derrotado voltou pro jogo, comandado por Vince Carter (23 pontos) e Jameer Nelson (20). O jogo foi para o minuto final aberto, depois que Perkins desperdiçou dois lances livres e em seguida o Magic converteu um ataque de 3 pontos. Mas no lance seguinte, a falta foi em Ray Allen, um dos melhores aproveitamentos da Liga em lances livres. Ele converteu os dois pontos e deu números finais à partida: 92 a 88. Uma vitória importantíssima em Orlando, quebrando a vantagem de quadra do Magic.

Merecem destaque:
A ponte áerea Rondo-Tony Allen

A cravada de Vince Carter