Todo jogo de uma série final é importante, mas o nº4 era chave para o Boston. Perdendo por 2-1, se tivesse oura derrota veria suas chances praticamente desaparecerem. Mas o time se superou. A noite foi marcada por muitos erros, uma partida de nível técnico abaixo dos outros três confrontos. Entretanto, foi o duelo decidido nos detalhes. Os 4 destaques do Boston (Ray Allen, Paul Pierce, Rajon Rondo e Kevin Garnett) faziam atuações regulares com pontuações medianas. Pierce foi o cestinha do grupo com 19 pontos.
Como escrevi no título, quem desequilibrou foram os reservas. Glen Davis entrou muito bem no 3º quarto e fez pontos importantes. Na foto (nba.com), ele aparece abraçado por outro reserva de destaque, o baixinho Nate Robinson, na comemoração do ponto mais importante do jogo. Sem dúvida, a imagem da noite.
"Big Baby" Davis anotou 18 pontos, 5 rebotes (4 ofensivos), exatamente no momento de reação do Boston que chegou a perder por 9 pontos no 1º tempo. No 1º quarto de Boston, 19 a 16, momento em que Pierce se destacou com 10 pontos. No 2º o Lakers reagiu, com 29 a 23, e virando na frente: 45 a 42.


Podia ter sido por 2 pontos a mais se não fosse o buzzer-beater de Garnett.

Comecei falando do fim do jogo, falei do Boston, do inicio da partida, faltou o Lakers. Gasol foi o jogador que mais ficou em quadra. Mesmo muito marcado, guardou 21 pontos. Lamar Odom, jogou mais que o jogador titular da posição, Andrew Bynum, que sente muitas dores no joelho.
Ficou 39 minutos em quadra e ajudou com 10 pontos e 7 rebotes. Kobe Bryant saiu como cestinha, 33 pontos, mas oscilou muito no jogo. Viveu momentos brilhantes como o fim do 2º quarto, em que anotou 8 pontos seguidos em menos de um minuto, mas também errou bastante: 7 erros individuais.
Tudo isso pesou no fim da partida, porque Doc Rivers acreditou nos reservas e foi dando tempo de quadra a eles enquanto estavam rendendo. Assim o Boston chegou à segunda vitória: 96 a 89, 2-2 na série.

O próximo jogo é domingo em Boston. E já é certo que teremos o jogo 6, em Los Angeles.