Aquela derrota em casa para o Boston no jogo 2 estava atravessada na garganta dos angelinos. Com três confrontos pela frente em Boston, o Lakers ficou na pressão. Isto teoricamente, porque o que se viu foi o Boston desfigurado. Os verdinhos começaram bem, com Garnett efetivo no ataque. No 1o. quarto, KG fez 10 pontos dos 17 de seu time.


Rondo fez 6 e Tony Allen, 1. Mas o Lakers tomou o controle do jogo ainda no período inicial, jogando com muita raça.

Abriu 26-17 e depois 26-23, fechando a primeira etapa em 52 a 40, com 16 pontos de Kobe.

Kevin Garnett foi exceção no Boston. Foi o cestinha de sua equipe com 25 pontos, jogou muito. Pierce não brilhou tanto, mas ainda assim garantiu 15 pontos. Rondo, que no domingo fez um triple-double, não passou de 11 pontos e 8 assistências. A grande decepção da noite, e talvez o responsável direto pelo resultado seja Ray Allen. Ficou 42 minutos em quadra e fez uma partida ridícula. Saiu zerado no primeiro tempo e no segundo fez apenas dois pontos em lances livres. Isso mesmo. Ele, que no domingo acertou 8 bolas de 3 pontos, anotou 32 pontos, fez no jogo 3 apenas 2 pontos. Errou todos os 13 arremessos que tentou, 8 deles em bolas triplas. Em suma, errava até bandeja.
Embora o Boston tenha errado tanto, o time endureceu para o Lakers até o final. Graças aos reservas, que fizeram um ótimo 3o. quarto, o Celtics encostou duas vezes a um ponto do Lakers.

O 4o. período foi pau a pau, mas em nenhum momento o Boston conseguiu a liderança. Foi nessa encostada que o jogo ficou perigoso para o Lakers. Gasol perdia o duelo com Kevin Garnett. Kobe não acertava seus arremessos, apesar de seus 29 pontos no jogo. Nessa hora, falou mais alto a voz da experiência.
O armador Derek Fisher fez 16 pontos, passou longe da artilharia, mas foi o grande nome do jogo. Garantiu pontos importantes quando o resto do time errava, o que mantinha o Boston à distância. A 1 minuto do fim, quando o Boston estava 4 pontos atrás, todos cercaram Kobe Bryant. Fisher achou uma avenida livre, fez a bandeja e ainda sofreu falta. Garantiu o lance de bonificação e deu a estocada final no Boston. Final: 91 a 84.

O Lakers se recupera da derrota em casa e garante a volta a L.A., pra desespero do arrogante Paul Pierce, que já contava com as três vitórias em casa e o título.