Com um certo atraso, vamos aos jogos de sexta-feira. O primeiro marcou a 3ª vitória do Boston Celtics em cima do Miami Heat. Para o time da Flórida, além de perder e ficar numa situação complicadíssima, teve Dwayne Wade contundido no fim da partida, no jogo em que ele mais uma vez carregou a equipe nas costas. O astro do Heat anotou 34 pontos, mas saiu com uma torção no joelho, logo após tentar o arremesso vencedor. E no ataque seguinte, que seria o último do jogo, quem roubou a cena foi Paul Pierce. Além de marcar 32 pontos, mandou a última bola lá dentro com o cronômetro zerando. Final: 108-106, em Miami. Mais uma vitória do Celtics e adeus Miami. O pior é que se Dwayne Wade ficar fora da próxima partida e o Heat for eliminado, o jogo de ontem pode ter sido a despedida dele de Miami. Especialistas dão como certa a saíde de Wade para o Chicago ou New York Knicks.


De novo o lance de Pierce, o mais espetacular até agora nestes playoffs.

Em San Antonio, o Spurs precisou de muito sangue frio e muita vibração para dobrar o Dallas Mavericks. O Mavs tinha o alemão Dirk Nowitzki, inspirado. Foi dono de 34 pontos, mas cometeu um erro capital: deu uma cotovelada no nariz de Manu Ginóbili, não por acaso apelidado de "El Narigon". Tirou o naso do argentino do prumo (no vídeo abaixo tem a imagem). Ele ficou uns minutos fora e voltou com todo gás. Armou o jogo ao lado de Toni Parker, outro destaque, ao lado de Tim Duncan, cestinha dos Spurs com 24 pontos. Pronto: os três tenores estavam em ponto de bala para fechar mais uma partida com vitória. Final: 94 a 90. Spurs 2 a 1 na série. E o próximo jogo é de novo em San Antonio. A batalha do Texas, como os americanos estão chamado vai pegar fogo.

No outro jogo da rodada, o Denver Nuggets não conseguiu passar pela variedade de jogadas e a raça do Utah Jazz. Claramente sentiu a pressão da torcida. O Denver é um time bem diferente do que foi na fase regular. Talvez sinta a ausência de seu técnico George Karl, que se trata contra um câncer. Mas acho que o principal problema dos Nuggets é o individualismo de sua dupla principal: Carmelo Anthony/Chauncey Billups. Eles pouco distribuem a bola, concentram o jogo e das duas uma: fazem grandes pontuações, quando estão bem; enterram o time quando vão mal. E ontem o que aconteceu foi exatamente isso. Não ameaçaram o Jazz. Final: 105 a 93.